Numa iniciativa da Associação de Proteção Animal Focinhos Mágicos de Correia Pinto, se realizou sábado (11), a 2ª Campanha de Castração de Cães e vários animais receberam o procedimento por especialistas em medicina veterinária. Com apoio do Ministério Público local foi viabilizado recursos da ordem de R$ 10.5 mil para as cirurgias e compra de medicação pós-operatória para ao menos 50 cães.
A primeira campanha foi realizada dia 28 de setembro, com esterilização de 13 cães. A empresa que apresentou o melhor orçamento para a execução dos serviços foi a Clínica SOS Castração, de Lages. Ano passado, esta mesma ação em parceria com o Ministério Público resultou na castração de 31 cães.
A Associação de Proteção Animal Focinhos Mágicos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho de um grupo de pessoas ligadas pelo mesmo objetivo: Transformar a realidade em que se encontram diversos cães e gatos abandonados no município.
Segundo um censo realizado ano passado numa parceria da prefeitura, Associação Focinhos Mágicos e Amures/Cisama, foram identificados em apenas quatro bairros de Correia Pinto, mais de 2.800 cães, fora gatos e outros pequenos animais. Diante disso foram pensadas as campanhas de esterilização com objetivo de controlar a população canina e consequentemente os casos de maus-tratos e o risco de transmissão de zoonoses.
As cirurgias de castração são realizadas sempre em animais saudáveis. Sendo assim a meta é castrar primeiro os animais que estão em lar temporário, aguardando por adoção e os que foram adotados das ruas.
De acordo com levantamento da ONG Focinhos Mágicos a população canina em Correia Pinto é estimada em 5.850 animais.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana