Rodrigo Pereira de Jesus, formado em Economia, pós-graduado em Gestão Empresarial, já atuou como vice – presidente da Associação dos Economistas da Serra Catarinense, trabalhou por dez anos no Banco Real, onde exerceu por alguns anos o cargo de gerente, atuou também como gerente financeiro da CEPAR e atualmente é o secretário de Finanças do município de Capão Alto. Nessa reportagem, o secretário faz um balanço dos nove meses de atuação à frente da Secretaria de Finanças do município, aponta dados e mudanças relevantes que fizeram a situação estar dentro dos padrões estabelecidos no início do mandato.
Rodrigo declara que a situação financeira do município quando a nova gestão assumiu era boa, não herdaram dívidas, a folha de pagamento estava em ordem e abaixo da meta estabelecida por lei. Quando iniciada a nova gestão, algumas metas e objetivos pessoais foram estabelecidos por ele na Secretaria de Finanças, dentre elas não atrasar a folha de pagamento, não atrasar fornecedores, chegar até o mês de setembro com o dinheiro do 13º salário em conta e estar com no mínimo uma folha de pagamento antecipada, com recurso destinado até o dia 10, pronto para ser realizado o pagamento ao final do mês e, de acordo com o secretário, essas metas foram cumpridas. “Chegamos ao mês de setembro com as metas estabelecidas, sem atrasos de pagamento, folha de pagamento em dia e dinheiro em caixa”, destaca Rodrigo, enfatizando que tudo isso é possível graças a ótima equipe da secretaria, com profissionais dedicados e competentes e a transparência, honestidade e organização do prefeito Tito Freitas.
A mudança da forma de compras, a reestruturação do setor financeiro, a contratação de uma funcionária comissionada para o setor de compras, uma melhor análise de preços junto aos fornecedores visando a melhor proposta, e a avaliação real da necessidade de compra fez com que a economia nesses meses da nova gestão chegasse em torno de 20%. “São 20% a menos que economizamos, apenas com uma reestruturação na forma de trabalhar”, comenta Rodrigo.
Segundo ele, a experiência foi positiva e irão continuar trabalhando da mesma forma, sempre em busca de reduzir custos. “Vamos implantar um novo sistema na parte de compras de peças, o que vai auxiliar ainda mais na redução de custos, batemos forte no gasto com combustível, uma comparação entre 2016 e 2017 (os nove primeiros meses) tivemos uma redução em torno de 25% de um ano para o outro (no mesmo período) com combustíveis, lubrificantes e pneus e isso é economia para os cofres públicos”, enfatiza. Rodrigo ainda comenta que essa redução de custos não impactou na qualidade das obras ou serviços em execução.
Quanto a folha de pagamento no mês de julho fechou em 53,87%, abaixo do índice e dentro do limite previsto por lei. “Temos uma despesa fixa da prefeitura alta mensalmente e precisamos controlar a parte das compras. Se tem dinheiro na conta podemos comprar, não gosto de me basear na previsão orçamentária, temos um padrão a seguir e procuro deixar sempre bem claro aos outros secretários, que o que vale é o dinheiro disponível e não a previsão orçamentária”, frisa Rodrigo, destacando que o orçamento deste ano foi de aproximadamente 18 milhões e a expectativa é trabalhar baseado neste valor para o próximo ano. “Agora o orçamento será feito por nossa equipe, com as contas equilibradas, o trabalho sendo realizado de forma econômica e mantendo o foco do prefeito Tito da transparência, honestidade e organização iremos iniciar um novo ano com a casa em ordem e dinheiro em caixa.
Perguntado sobre o que fazer para 2018, o secretário responde que vai trabalhar mais com planejamento. “O município precisa desenvolver, agora que estamos com a casa em dia, já temos o PPA em mãos, que são os anseios e desejos da comunidade (saúde, educação, segurança, esporte entre outros, vamos trabalhar focados em planejamento, ou seja, ações que gerem desenvolvimento sustentável”, finaliza.