O prefeito Painel Flávio Antônio Neto da Silva assinou no início da tarde desta quarta-feira (12), a ordem de serviço para a empresa Terra Engenharia iniciar a construção de uma creche com capacidade para 120 crianças. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito e em seguida houve visitação ao canteiro de obras, num terreno anexo a unidade de Saúde inaugurada ano passado.
Segundo o prefeito, a creche do município sempre funcionou de forma improvisada no salão da igreja paroquial e o custo do aluguel hoje está na casa de R$ 1 mil. “É um atendimento de certa forma precário, mas que não deixamos de realizar porque são essas as condições que dispomos neste momento. Mas, agora com os dias estão contados e pretendemos inaugurar a nova creche ainda este ano”, explicou o prefeito.
Hoje, 87 crianças com idade entre um e cinco anos, são atendidas na única creche do perímetro urbano de Painel. A nova unidade terá área construída de quase 400 metros quadrados. Além de oito salas de aula, o projeto contempla banheiros masculino e feminino, sala de administração, cozinha, sala de recreação e dependências diversas.
De acordo com o prefeito Flávio Neto da Silva, a construção da creche só está sendo possível graças as economias de recursos próprios. O investimento total será de R$ 433 mil. A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza representou o presidente da associação de municípios, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, na solenidade e reafirmou os compromissos da entidade em promover a educação nos municípios.
Como as crianças estavam em atividade num campo suíço na área anexa à futura creche, aproveitaram o sol da tarde desta quarta-feira para visitar o terreno onde será edificada a segunda casa delas. E também comemoraram a ação do município em prol da educação.
Recursos asseguram ritmo da obra
O diretor proprietário da empresa Terra Engenharia Flávio Tutida, disse que há uma certa tranquilidade em executar a construção desta creche, pelo fato do município ter os recursos em caixa.
“Isso nos garante manter o ritmo da obra e podemos até antecipar a conclusão”, afirmou. Ele determinou à equipe da empresa fazer a sondagem do terreno e na segunda-feira intensificará o ritmo para cumprir as etapas de fundação, estrutural, alvenaria, aberturas cobertura, elétrica e hidráulica, acabamentos e pinturas.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana