You are currently viewing Novo presidente da Amures será eleito nesta sexta-feira

Novo presidente da Amures será eleito nesta sexta-feira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A eleição para escolha do quadragésimo nono presidente da Amures está agendada para a tarde desta sexta-feira (10), no auditório da entidade. Os 18 prefeitos confirmaram presença e mesmo tendo quase meio século de existência, a associação de municípios nunca registrou disputa no voto entre pretendentes ao posto máximo da diretoria.

Colocaram o nome à disposição até agora para o cargo de presidente, o prefeito de Urubici Antônio Zili e o prefeito reeleito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, o “Tio Ligas”. A assembleia que definirá a nova diretoria inicia às 14 horas.

A Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures, foi fundada em 10 de agosto de 1968. Seu desafio tem sido a busca a integração político-administrativa, econômica e social dos seus 18 municípios, que a constituem.

Com um quadro de 20 colaboradores, a Amures assessora os municípios em áreas como engenharia, arquitetura, topografia, jurídica, movimento econômico, comunicação, tecnologia da informação, engenharia florestal, turismo, assistência social, cadastramento de projetos e contábil.

É vinculado à associação de municípios, o Consórcio Serra Catarinense – Cisama, que possui atuação em áreas como saneamento básico, sanidade agropecuária, meio ambiente, segurança alimentar e infraestrutura. Também o Consórcio de Saúde, que atende sete municípios além dos 18 da Serra Catarinense é mantido pelos municípios para atender as demandas da população a baixo custo.

Antes do momento da eleição nesta sexta-feira, os prefeitos discutirão sobre a situação dos valores dos convênios do transporte escolar do estado que está defasado, participação no XV Congresso Catarinense de Municípios em março, a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e finalmente, a eleição da nova diretoria para mandato de um ano.

Além do presidente, serão escolhidos o primeiro e o segundo vice-presidente, três membros do Conselho Fiscal e três suplentes. A eleição é fechada e exclusiva apenas aos prefeitos.

Oneris Lopes 
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana