You are currently viewing Primeira reunião do ano do Comdema busca entrosamento da nova gestão municipal com entidades

Primeira reunião do ano do Comdema busca entrosamento da nova gestão municipal com entidades

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na tarde desta quinta-feira (2), membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) estrearam sua participação em 2017, em um encontro realizado no Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt, no Parque Jonas Ramos (Tanque). O anfitrião da reunião foi o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Euclides Mecabô (Tchá Tchá), que desempenha a partir de então a função de presidente do referido Conselho. “Já estamos pensando em uma programação para este ano pertinente às questões voltadas ao meio ambiente.

 

Os assuntos serão tratados e aprovados pelo Comdema. Vários temas serão abordados neste período, dada sua relevância”, pontua Mecabô. Entre as demandas do Comdema para o ano corrente estão assuntos de educação ambiental, Mês do Meio Ambiente, aterro sanitário e estudos.

 

A engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e secretária-executiva do Comdema, Jéssica Quinadto, aponta que esta reunião inédita deste início de ano tem por finalidade a apresentação do presidente do Conselho e dos conselheiros representantes das entidades governamentais e não-governamentais. Além do presidente, o Comdema é formado, ainda, pelos órgãos conselheiros, secretário-executivo e pelo coordenador de Fundo Municipal do Meio Ambiente, ainda a ser nomeado pelo presidente.

 

Esteve presente também o Engenheiro Florestal André Leonardo Bortolotto, representante da Amures. Na totalidade são 22 instituições, sendo, destas, metade governamental, a exemplo da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e secretarias do Planejamento (Seplan) e da Saúde, e o restante, não-governamentais, como a Associação Empresarial de Lages (Acil) e o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB). As reuniões são marcadas para a primeira quinta-feira de cada mês, com início às 14h, no mesmo local.

 

 

Secretaria do Meio Ambiente cumpre decisão do MP e transfere resíduos para o aterro sanitário

 

 

Está em fase de conclusão nesta quinta-feira (2), o trabalho iniciado há alguns dias pela Prefeitura, de transferência de materiais residuais originados em um período anterior no município. A providência faz parte da obediência a uma determinação do Ministério Público (MP) para dar destinação adequada ao montante de elementos descartáveis, anteriormente situado ao lado da Cooperlages, no bairro São Miguel, seguindo para as dependências do aterro sanitário, às margens da BR-282. Mais de 15 cargas de caminhão basculante (caçambas) já foram transferidas, em que haverá posteriormente, em breve, depósito de forma envelopada na usina, bem como sua devida cobertura.

O serviço está sendo executado pelo Município, com aceitação da empresa coletora e transportadora do lixo em Lages, Serrana Engenharia e autorização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). “Havia risco eminente pelo fato deste material estar localizado próximo à empresa de combustíveis Idaza (risco de incêndio e propagação) e pela possibilidade do surgimento e proliferação do mosquito da dengue, demais insetos, e animais peçonhentos”, reitera o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Euclides Mecabô (Tchá Tchá), antecipando que após a conclusão da retirada será elaborado um relatório a ser apresentado ao prefeito, Antonio Ceron, e ao Ministério Público (MP). “Estamos preocupados com duas frentes: A questão de serviço público e meio ambiente, atendendo à necessidade de prestar um bom serviço à comunidade e corresponder aos preceitos legais por determinação da Justiça, por intermédio do MP”, conclui o secretário.

Informações Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Lages