You are currently viewing Produtores de maçã reforçam reivindicações em audiência

Produtores de maçã reforçam reivindicações em audiência

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

São Joaquim recebe, nesta sexta-feira (08), audiência pública para debater sobre a cadeia produtiva da maçã. Proposto pela comissão de Agricultura do Senado Federal, o evento iniciará às 14 h no Centro de Eventos do município, e será presidido pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos. A audiência contará com oito apresentações, seguidas de debates.

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, dentre os temas estarão em debate questões mercadológicas e fitossanitárias. Atualmente, há um movimento no sentido de impedir a entrada da maçã chinesa no mercado brasileiro.

 

Outra preocupação diz respeito ao cancro europeu – uma doença que está devastando pomares. Estima-se que 5% das culturas de maçã da Serra estão infestadas com essa praga, que já atacou cerca de 40% dos pomares no Rio Grande do Sul.

 

Pérès disse, ainda, que o setor vai reivindicar o subsídio dos juros e melhor acesso aos financiamentos para a compra de telas antigranizo (proteção dos pomares). Atualmente, afirma ele, apenas 15% dos pomares de Santa Catarina estão cobertos por telas. “Existe muita burocracia para conseguir os financiamentos”, diz o representante da ABPM. O seguro para os pomares também será debatido.

 

Importância

O Brasil possui 4.321 produtores de maçã, que cultivam 36 mil hectares da fruta, com produção de 1,3 milhões de toneladas. O setor gera 58.500 empregos diretos e, por ano, movimenta R$ 6 bilhões.

 

SC responde por mais da metade da safra brasileira. O Estado colhe, por ano, cerca de 650 mil toneladas, movimentando mais de R$ 2,3 bilhões. A região de São Joaquim é a maior produtora. Nela, cerca de 2,4 mil produtores cultivam 12 mil hectares, com produção anual de 400 mil toneladas.

 

 

O que será  debatido

  •  Importância sócioeconômica da cadeia produtiva da maçã e os impactos se for permitida a importação da China 
  •  Ameaças fitossanitárias da importação da maçã da China.
  •  Cancro europeu: potencial de impactos e ações necessárias ao seu controle e erradicação
  •  Resíduos de pesticidas em frutas importadas
  •  Risco climático no setor da maçã: Demandas por estímulo à cobertura de pomares ao seguro agrícola.
  •  Ações do Ministério da Agricultura (Mapa) para controlar e evitar a introdução de pragas no Brasil.
  •  Políticas agrícolas do Mapa para mitigar os prejuízos relacionados ao risco climático.

 

Informações Correio Lageano / CL