Três meses após a última reunião, os integrantes do Grupo Paritário de Trabalho – GPT que acompanham as ações da concessionária Auto Pista Planalto Sul – Arteris, realizou encontro na manhã desta segunda-feira (13), na sede da concessionária, em Rio Negro (PR).
O encontro foi para tratar de assuntos como o Plano de Implantação de Terceiras Faixas, melhorias nas estruturas nas pontes das linhas férreas, ações de redução de acidentes, situação do projeto de duplicação e dentre outros assuntos, o programa de plantio compensatório.
O prefeito de Correia Pinto Vânio Forster representou a Amures e os prefeitos lindeiros da rodovia na Serra Catarinense. E cobrou na primeira oportunidade do superintendente da Autopista Planalto Sul Antônio César Ribas Sass, a implantação de painéis com dimensões de seis por três metros para divulgação de eventos turísticos.
A ação deveria acontecer simultaneamente em dois municípios, mas se efetivou apenas em Monte Castelo destacando a Festa do Tropeiro. “Instalamos os painéis em Monte Castelo como teste e o resultado foi positivo. A ideia agora é implantar em cada entrada de Correia Pinto e divulgar os eventos como a Feira do Empreendedor do município”, afirmou César Sass.
Sobre as obras de terceiras faixas, ele disse que estão em andamento em diferentes pontos da rodovia com extensão de pelo menos 20 quilômetros. Apresentou também obras que serão iniciadas no segundo neste semestre com outros doze quilômetros de terceira faixa.
Em 2018, a concessionária tem previsão de mais um pacote de obras de terceiras faixas e até 2020 prevê concluir 48 quilômetros dessas melhorias. Quanto à duplicação da BR-116, César Sass disse foi pedido apoio do Procurador da República Nazareno Wolff, Fórum Parlamentar Federal e do governador Raimundo Colombo para ajudarem a viabilizar o projeto junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, com perspectivas de prorrogação do prazo de concessão e aumento do valor da tarifa.
A reunião do GPT da BR-116 serviu ainda, para apresentação de uma proposta de parceria da Amures e a Auto Pista Planalto Sul na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Turístico da Serra Catarinense. A diretoria de Turismo da Secretaria de Turismo de Lages Ana Vieira apresentou a proposta, que será analisada numa perspectiva de apoio federal.