Tendo como propósitos a construção de políticas públicas e desenvolver ações, planejamento e organização com vistas ao desenvolvimento social, foi constituído semana passada o Colegiado Regional de Assistência Social da região da Amures. Órgão sem personalidade jurídica, de caráter consultivo e propositivo, que congrega gestores e técnicos dos 18 municípios da Serra Catarinense.
Com atuação semelhante aos fóruns vinculados a Amures, o Colegiado de Assistência Social definiu que a cada dois meses farão reunião para propor e analisar medidas visando à melhoria na qualidade dos serviços prestados aos municípios. “Será meta também, desenvolver estudos e diagnósticos dos problemas comuns com a finalidade de buscarmos de forma coletiva soluções conjuntas para região”, explicou o secretário executivo do colegiado, Lauro Santos.
O colegiado já identificou outro ponto forte para trabalhar no âmbito regional. Que serão as capacitações continuadas para os trabalhadores da Assistência Social. Outro grande desafio identificado será a Regionalização dos Serviços de Proteção Especial em que está sendo firmada parceria com o Consórcio Serra Catarinense – Cisama, para atender as demandas dos municípios.
“Precisamos regionalizar serviços como os Abrigos de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e a Casa de Apoio às Mulheres vítimas de violência”, reiterou Lauro Santos. A partir dessa nova dinâmica de trabalho, a atuação da Assistência Social na região da Amures tende acontecer de forma integrada e com maior sintonia entre os municípios.
O colegiado de Assistência Social ficou composto pela seguinte diretoria:
Presidente – Luiz Gonzaga Azzi (Secretaria Municipal de Assistência Social de Lages).
Vice – Presidente – Mirian Chioca (Secretaria Municipal de Assistência Social de São Joaquim).
1ª Secretaria – Sadiana Arruda Melo Coelho (Secretaria Municipal de Capão Alto).
2ª Secretaria – Kátia Aparecida Madruga (Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmeira).
Secretário Executivo – Lauro Santos (Assistente Social AMURES e CISAMA).