You are currently viewing Inaugurada sede da Agência da Região dos Lagos

Inaugurada sede da Agência da Região dos Lagos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Um ano e meio depois do lançamento da pedra fundamental foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (21) em Capão Alto, o Centro de Informações e Pesquisas Aplicadas em Turismo, Agroecologia e Sustentabilidade que passa ser também, sede da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel). A unidade funcionará como uma pré-incubadora de ações de fomento ao turismo, segundo o presidente da agência prefeito de Capão Alto Luiz Carlos Alves de Freitas.

A Adrel é formada pelos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi no lado de Santa Catarina e mais Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no lado do Rio Grande do Sul. A obra foi construída com apoio da Baesa, Instituto Alcoa e Instituto Federal de Santa Catarina.

Luiz Freitas disse que a sede da Adrel é produto da união e do esforço político dos municípios dos dois Estados com objetivo comum: o desenvolvimento da região dos lagos. E lançou um novo desafio que passa ser de interligar as duas regiões lindeiras pelo turismo. “A sede da Adrel é apenas a semente de um grande projeto de integração turística”, declarou.

A infraestrutura de negócios do Parque dos Lagos prevê hotéis, pousadas, resorts, centro de gastronomia e os produtos agrícolas típicos da região. Além de museus culturais e científicos, com temas dedicados a energia, água e experiências ambientais.

 

Apromel também ganhou sede própria

 

O presidente do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, prefeito de Campo Belo do Sul Edilson José de Souza e o presidente da Adrel prefeito de Capão Alto Luiz Freitas descerraram a fita inaugural da sede da Associação dos Apicultores de Capão Alto – Apromel. A edificação é anexa ao terreno da Adrel e também teve apoio financeiro da Baesa e Instituto Alcoa na construção.

O que enfatizou Edilson de Souza é que a apicultura é uma indústria sustentável, não poluente e que favorece a agricultura familiar por não demandar grandes áreas de produção. “Nós dependemos dos produtores rurais que dependem das abelhas que dependem das florestas e por isso, temos de estar compromissados com esta atividade”, disse o presidente do Cisama.

O presidente da Apromel Nilton Vidal de Jesus agradeceu a todos os parceiros e disse que a sede foi um sonho que se realizou. “Iniciamos esta caminhada em 2002, e hoje, a vemos concretizada. O desafio agora é produzir e fazer com que mel que retiramos de nossas propriedades chegue aos consumidores com selo de certificação”, comentou.

A sede da Apromel está totalmente equipada para preparar o mel que poderá ser usado inclusive como alimento às crianças da rede municipal de ensino. A perspectiva é que mais produtores passem a cultivar colmeias, pois a partir de agora terão um ambiente apropriado para processar e embalar o produto. 

 

Oneris Lopes 
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana