O prefeito Toni Duarte definiu a readequação do horário de expediente de todos os setores da prefeitura de Lages. A partir do dia 1º de agosto o atendimento ao público passa a ser das 13h às 19h, sem intervalos. A medida, de caráter experimental, visa conter gastos. Segundo Toni, a economia a ser gerada servirá de base para investimentos nos serviços públicos e nas demandas da cidade.
Toni relata que desde 2013 trabalha-se na adequação dos gastos com a receita. “O agravamento da crise neste ano fez muitas empresas criarem alternativas de economia, bem como outras prefeituras do Estado. E nós, na administração de Lages, também estamos buscando meios de intensificar esses ajustes. Uma das medidas é a adoção do horário de expediente do serviço público municipal em turno único”, explica.
Para chegar a essa definição a equipe do Executivo municipal está fazendo o levantamento minucioso dos serviços de cada secretaria em relação à utilização de vale-transporte, horas extras, economia de energia, combustível e outros itens. “Queremos obter um impacto positivo sobre a economia, analisando se essa alteração será relevante. Haverá a contenção de custos e, mais do que isso, os trabalhos serão potencializados nesse período”, destaca Toni.
Como funcionará
Conforme decisão do prefeito Toni Duarte, a partir de 1º de agosto o atendimento ao público passa a ser das 13h às 19h de segunda a sexta-feira, a exemplo do que já é adotado pelo poder Judiciário, governo do Estado e várias prefeituras catarinenses. A medida valerá para todas as repartições, salvo as secretarias que exercem serviços indispensáveis à coletividade, caso da Saúde e da Educação.
Para o secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz, a medida colocará em sintonia um horário já utilizado por outras esferas e isso não causará estranheza junto à sociedade. “Desde o início desta administração trabalhamos com a criação de sistemas de controle de vários setores (controle de frota, abastecimento e manutenção, sistema de impressão e outros) e vamos estimar essa economia a partir de uma data de corte, ou seja, iremos comparar os custos de agosto de 2014 com o mesmo período de 2015”, explica.
Secretarias de ponta
Outras secretarias trabalharão por jornada. É o caso dos colaboradores do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca e Infraestrutura. “Essas pastas consideradas de ponta na execução de serviços trabalharão de maneira diferenciada. Para isso, pretendemos homogeneizar ao máximo a demanda de ações e essa readequação das equipes implicará para não haver prejuízos na execução dos serviços e melhorando a eficiência do serviço público”, declara Pedro Marcos.
Qualidade na prestação de serviço
Além da economia a ser gerada, a medida visa beneficiar o cidadão que utiliza os serviços da prefeitura. “Queremos ofertar os serviços em horários diferenciados, garantindo mais qualidade nos atendimentos. O conjunto das ações soma-se à intenção de economia da máquina pública, esse é o encaminhamento da administração. Essa é uma resposta rápida e uma complementação à atual situação econômica do país”, reitera. “Além disso, estamos estudando outras vertentes para conter mais gastos”, assegura.
Fonte: Prefeitura de Lages