Os prefeitos da Amures deliberaram e aprovaram na manhã desta quinta-feira, que o Consórcio Serra Catarinense – Cisama passa a atuar também no serviço sócio assistencial de alta complexidade da Serra Catarinense. O presidente do Cisama, prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson José de Souza fez um apelo aos colegas prefeitos para encamparem a proposta para um trabalho integrado entre os 18 municípios.
A definição de que o Cisama vai coordenar a gestão associada, prevê também o rateio de recursos para que todos se adequem à legislação da Política Nacional de Assistência Social. “É um grande passo que damos para solução de problemas cuja solução será compartilhada entre os municípios”, afirmou o presidente do Cisama.
Atualmente oito municípios da Serra Catarinense possuem Casa Lar para atendimento exclusivo a crianças vítimas de algum tipo maus tratos. Além de Lages, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Urubici, Bom Retiro e São Joaquim terão atenção da equipe do Cisama, sob coordenação do assistente social da Amures, Lauro Santos.
Ele explicou que a otimização de serviços de forma integrada através do Cisama, permitirá inclusive a troca de informações para solução de problemas comuns. “Um exemplo serão os municípios de Capão Alto e Cerro Negro que poderão se associar a Casa Lar de Campo Belo do Sul”, citou Lauro Santos.
Os prefeitos discutiram, ainda, sobre o andamento do projeto de Infraestrutura Turística na Orla de Barra Grande e da situação dos projetos de regularização de cascalheiras e encaminhamentos junto a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).