You are currently viewing Prefeitos pressionam Funasa e fixam prazos para resolver problemas dos projetos

Prefeitos pressionam Funasa e fixam prazos para resolver problemas dos projetos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

      Cansados de tantas promessas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de que os projetos de saneamento básico da região serão incluídos nas prioridades dos planos de execução, os prefeitos da Amures foram à Florianópolis na manhã desta sexta-feira e deram um ultimato à equipe técnica da Funasa. Prazos foram definidos e cada um dos municípios terá revisado o andamento do projeto, seja na Funasa ou na Casan.
A reunião colegiada foi proposta com apoio da deputada federal Carmen Zanotto respaldada pelo Fórum Parlamentar Catarinense. O superintendente da Funasa Adenor Piovesan não compareceu ao encontro e foi representado pelo chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública Igor Sana. Junto com a equipe técnica da Funasa, foram revisados todos os contratos e convênios desde 2010, firmados através do Consórcio Serra Catarinense (Cisama) ou direto com as prefeituras.
A deputada Carmen Zanotto disse ser inconcebível demorar tanto tampo e os projetos não terem sido executados ou como alguns casos que se perderam os recursos. “Os primeiros projetos não deram certo. Depois foram recontratados houve problemas de engenharia. Mas afinal, onde não deram certo, onde está nossa incompetência coletiva”, desabafou a deputada.
Ela cobrou inclusive, porque o superintendente não estava na reunião e prometeu levar o assunto para discussão na bancada parlamentar. “Pretendemos destinar mais recursos aos municípios, mas como o faremos se não conseguem aplicar nem o que já foi assegurado”, questionou Zanotto. No mesmo tom de cobrança, o presidente do Cisama, prefeito de Campo Belo do Sul Edilson José de Souza disse que os projetos retornam várias vezes para a Funasa e nunca são aprovados.
“Estamos sendo desrespeitados, porque dizem que tem recursos e quando chegamos aqui para aprovar os projetos nunca conseguimos por burocracia técnica”, desabafou Edilson de Souza. Os prefeitos enfileiraram reclamações à equipe da Funasa e firmaram um compromisso com cronograma de devoluções e respostas a cada um dos contratos de saneamento.
A reunião durou quase três horas e foi acompanhada por todos os prefeitos. Eles cruzaram informações e foram informados das pendências. A deputada Carmen Zanotto fará o monitoramento em âmbito federal e na próxima semana os prefeitos irão à Brasília para um encontro com o comando nacional da Funasa. Eles querem resolver definitivamente os impasses, porque não aguentam mais tantas promessas e falta de solução.