You are currently viewing Região da Amures é representada em Seminário Estadual sobre Valor Adicionado

Região da Amures é representada em Seminário Estadual sobre Valor Adicionado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     Técnicos de várias prefeituras e da região da Amures com atividade vinculada a fiscalização e movimento econômico participam semana passada, em Florianópolis, do primeiro Seminário sobre Indicadores Econômicos e Sociais do Valor Adicionado. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho de Órgãos Fazendários Municipais e o Colegiado de Secretários Executivos.
Coordenado pela Escola Fazendária e pela Diretoria de Administração Tributária, a capacitação objetivou estabelecer ações sistêmicas do Valor Adicionado a partir dos dados socioeconômicos do Estado. E assim constituir uma metodologia padronizada para garantir maior controle e transparência sobre a distribuição de recursos que cabe a cada município.
Os técnicos ainda debateram temas com vistas a formar uma base técnica e legislativa que facilite a definição no IPM (Índice de Participação dos Municípios). O adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda, Almir Gorges disse que é importante olhar os municípios como um todo e não separadamente. “Em tempo de crise, a tendência é olhar apenas para o seu próprio umbigo, e isso é um erro”, afirmou.
Técnicos ligados ao movimento econômico e das Fazendas Estaduais do Paraná e Rio Grande do Sul, também participaram do Seminário. Para o assessor do movimento econômico da Amures, Adilson Oliveira Branco, o evento serviu especialmente para trocar informações com o Paraná e Rio Grande do Sul.
“Temos muito que aprender com nossos estados vizinhos e eles conosco. Essas parcerias têm de avançar, porque temos muitas ações em comum e que interessam a todos”, ponderou Adilson Branco. Junto com o Ministério Público e secretaria de Estado da Fazenda serão realizadas em breve fiscalizações e orientação em pontos estratégicos da região com vistas à evasão fiscal e sonegação.