A audiência entre as lideranças engajadas na reabertura do Parque Nacional de São Joaquim e a presidência do Instituto Chico Mendes (ICMBio) está marcada para a próxima quarta-feira (25), às 14 horas, em Brasília. O órgão federal aceitou debater o assunto após receber uma moção encaminhada pelo deputado Gabriel Ribeiro.
Gabriel está convidando os parlamentares que representam o estado em Brasília para a audiência. O Instituo Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon) e o poder público de Urubici (município que ocupa a maior área do parque) serão representados. “Vamos unir forças para que o parque seja reaberto, minimizando os prejuízos econômicos que a medida vem causando”, diz o deputado.
Para entender melhor a questão: O ICMBio fechou o Parque Nacional de São Joaquim para visitações a fim de criar um plano de manejo que permita a exploração da área. As autoridades e o Isecon defendem o plano, mas pedirão que o parque seja reaberto enquanto ele é elaborado, para que a atividade turística volte a fomentar a economia dos municípios abrangidos (Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará).
Fonte: Assessoria de imprensa