A Secretaria da Fazenda decidiu por estender o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), anteriormente com a primeira parcela com vencimento no dia 10 de fevereiro. Este ano, o primeiro vencimento acontecerá no dia 8 de abril, expandindo-se até 8 de setembro, portanto, em seis meses. Para 2015, a Secretaria da Fazenda calcula que o Município deverá arrecadar em torno de R$ 7 milhões.
Ano passado, os contribuintes pagaram o montante de R$ 6,2 milhões. “Foi retirada a barreira quanto ao valor mínimo de parcelamento, sendo possível em seis vezes tanto o valor menor quanto o maior”, pontua o secretário da Fazenda, Mateus Lunardi. A alteração ocorreu devido ao trabalho minucioso e complexo quanto ao recadastramento imobiliário pelo qual as edificações de Lages estão passando.
As conferências das medidas geram a atualização dos dados pertinentes à área edificada, tipo de material do imóvel, existência de ampliação na metragem, realizados pela empresa de georreferenciamento Geomais Geotecnologia, de São José (SC). As modificações tornaram as informações mais fidedignas para que os valores do imposto territorial pudessem ser fixados. Os recursos públicos arrecadados com os pagamentos do IPTU são fragmentados e distribuídos da seguinte forma: 30% para a educação, 22% para a saúde e o restante é direcionado a obras de infraestrutura.
Descontos
Como de costume, em 2015 haverá escalonamentos de descontos percentuais. No dia 8 de abril vencerá a primeira cota única (desconto de 18%); dia 15, a segunda, com desconto de 13%, e no dia 22 de abril, a terceira, com 10%. Os carnês serão entregues nas residências dos contribuintes a partir de 10 de março. “O cidadão pode aguardar em casa, não precisa se dirigir à Prefeitura”, avisa Lunardi. Os pagamentos deverão ser efetuados na rede bancária da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco do Brasil (BB) e em casas lotéricas.