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Audiência abriu discussão para duplicação da BR-116

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     Antes era uma luta. Agora é uma causa. Assim definiu o prefeito de Correia Pinto Vânio Forster a audiência pública pela duplicação da BR-116 realizada nesta segunda-feira, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil). Ele defendeu também, uma ação política forte para duplicação da BR-282 e que toda Serra Catarinense tenha oportunidade de desenvolvimento.
A audiência mobilizou além da Amures, a presidente da Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc), Sisi Blind e da Associação de Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Aldomir Roskamp que participaram de reunião prévia com os deputados federais Esperidião Amin e Carmen Zanotto que representaram no evento, o Fórum Parlamentar Catarinense.
A Superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Viviane Esse e o diretor-presidente do grupo Arteris, David Díaz, donos da concessionária Autopista Planalto Sul Grupo, além do diretor-superintendente da Autopista Planalto Sul, Antônio Cesar Ribas Sass responderam a indagações dos participantes da audiência.
Esta ação de consulta popular é um primeiro passo para a efetiva duplicação da rodovia. Serão realizadas outras audiências com o mesmo objetivo. O próximo passo com vistas a duplicação será a definição de três traçados alternativos para cotação de custos. Em quatro meses a Arteris deve apresentar as alternativas de traçados com autorização da ANTT e das associações de municípios.
Só depois iniciará a discussão de custeio das obras de duplicação. Uma proposta pode ser custo compartilhado entre setor público e privado. Outra é custo exclusivamente com recursos públicos. A possível duplicação da BR-116 levará em conta três fatores.
O primeiro é segurança, pois a rodovia duplicada praticamente zera os índices de acidentes como colisão frontal e colisão transversal. Outro fator é o desenvolvimento regional, pois as indústrias são atraídas naturalmente pelo fator logística e por último, o quesito custo de transporte menor, uma vez que a rodovia duplicada reduz sensivelmente os custos do transporte.