A Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), foi uma das entidades homenageadas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em sessão solene na noite desta quinta-feira (13), no Serrano Tênis Clube de Lages. O evento alusivo aos 75 anos de fundação do Jornal Correio Lageano foi presidido pelo deputado Renno Caramori que representou o presidente da Assembleia Legislativa Romildo Titon.
O jornal fundado em 21 de outubro de 1939 é o segundo veículo de comunicação impresso mais antigo em circulação em Santa Catarina. É também, o principal veículo regional com uma tiragem diária de 6.500 exemplares. Possui atualmente com 140 colaboradores.
Para o presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti, o
Correio Lageano faz paste da história da Serra Catarinense. “É um jornal com grande contribuição social, econômica e política com nossa região. Sua missão é ajudar o desenvolvimento regional e assim como a Amures, por isso o temos como um produto indispensável em nosso cotidiano”, declarou Topanoti.
O deputado Renno salientou que a força do Correio Lageano contribuiu para acelerar a implantação da BR 282. O parlamentar entregou para diretora do Correio Lageano Isabel Baggio, um CD, com um vídeo produzido pela TVAL, que resgata a trajetória do jornal. Demais personalidades como Amures que contribuíram ao longo dessas décadas também foram homenageados com uma placa.
Segundo Isabel Baggio, o jornal fez e faz história participando diretamente dos acontecimentos dos cidadãos serranos. “Nossa ligação com a comunidade é a razão da nossa existência, sendo um veiculo de comunicação que transcende o propósito de ser uma empresa privada e se envolve diretamente com os temas da sociedade, abrangendo suas preocupações e anseios. É dentro deste propósito que o Correiro Lageano faz sua história”, frisou Isabel Baggio.
Durante o evento, os convidados puderam apreciar uma exposição com as principais manchetes dos últimos 75 anos do jornal, além de serem agraciados com a apresentação do Coral da Orquestra Sinfônica de Lages sob regência do maestro Joed Jeffer Ferreira de Mello.