Muita gente se dirigiu ao ginásio Jones Minosso logo nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (7) para garantir o atendimento presencial para a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O trabalho está sendo prestado aos atingidos pelo temporal de granizo do dia 13 de outubro. A atividade no local chegou ao segundo dia. O atendimento na mesa é realizado das 9h às 14h, mas algumas pessoas fazem fila a partir das 6h para pegar a senha, que é distribuída a partir das 7h. Devido à chuva, as portas foram abertas neste horário e todos permaneceram abrigados dentro do ginásio.
O trabalho prossegue dentro da normalidade e agilidade por parte dos funcionários da prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF), que tiveram treinamento para receber os cidadãos. A média de tempo para o cadastro é de três a quatro minutos por pessoa; a parte mais demorada é fazer cópias dos documentos necessários, que podem ser tiradas no local. “Facilitaria muito se as pessoas já chegassem ao ginásio com todas as cópias, inclusive das páginas da Carteira de Trabalho onde constam os registros trabalhistas, pois esse processo atrasa o andamento dos trabalhos”, recomenda o executivo do Balcão Cidadão, Valderlei Germano.
A estimativa é de que sejam realizados cerca de 300 atendimentos a cada hora. No primeiro dia foram cadastradas 1.680 pessoas e a previsão é de que esta seja a média diária até o dia 21 de novembro, quando encerram as atividades no ginásio. Uma grande estrutura foi montada para atender a demanda. Somente a prefeitura disponibilizou 80 funcionários, sendo 40 atendentes e o restante responsáveis pela triagem dos documentos.
O gerente geral da Caixa em Lages, Antonio Balduino Della Giustina, enfatiza que as pessoas não precisam acampar em frente ao ginásio pela madrugada, pois os atendimentos estão acontecendo de forma rápida, organizados por senhas, e todas as pessoas que se deslocarem até o local serão atendidas. Existe um calendário predeterminado que estipula os dias para cada pessoa comparecer, conforme o seu mês de aniversário, mas de acordo com o gerente quem, por algum motivo, não pode comparecer no seu dia estipulado, será atendido em outra data até o dia 21.
Documentos necessários
Para o atendimento presencial realizado no Jones Minosso, o interessado em receber o FGTS deve se dirigir ao ginásio portando cópias e os originais dos documentos pessoais (CPF e carteira de identidade), além do comprovante de residência expedido entre o mês de junho e outubro, sendo este imprescindível para a liberação do benefício (conta de luz, água ou telefone ou ainda qualquer correspondência entregue pelos Correios), a Carteira de Trabalho com cópias de todas as páginas com registros trabalhistas, o número do PIS/PASEP e um formulário, que pode ser impresso através do site da prefeitura www.lages.sc.gov.br. Este deve estar preenchido.
Atendimento pelo 0800
A estimativa da Caixa Econômica Federal é de que existam quase 12 mil cidadãos aptos a receber o FGTS e que recebem o extrato da conta na própria residência. Essas pessoas possuem todos os dados atualizados junto à agência e isso facilita na hora da liberação do benefício, que pode ser realizado pelo telefone 0800-726-0207 (opção 3). O atendimento é rápido e a liberação do dinheiro também é realizada em um prazo mais curto, sendo seis dias úteis para quem solicitou via 0800 ou até 30 dias para quem pede presencialmente.
O atendimento via telefone iniciou na segunda-feira (3) pela Caixa Econômica. Em apenas quatro dias já foram liberados recursos para cerca de duas mil pessoas. Caso os dados não sejam compatíveis aos cadastrados, o cidadão será orientado a se dirigir até o atendimento no ginásio.