A pedido do presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti um levantamento realizado junto às 18 prefeituras da Serra Catarinense sobre os danos causados pelas fortes chuvas e o temporal dessa segunda-feira (13). O só parcial foi concluído na manhã desta quarta-feira (15).
O prédio da Amures também foi castigado pelo temporal com cerca de 50 telhas destruídas e equipamentos de informática danificados. Mais de 70% da cobertura do prédio precisou ser substituída e os carros dos colaboradores e da associação que estavam no estacionado ficaram danificados.
“Pedimos que os funcionários realizassem um mutirão para ajudar na recuperação do patrimônio e todos foram solidários. Só tenha agradecer aos pessoal”, comentou Topanoti. As atividades na associação foram suspensas apenas na tarde do temporal e parcialmente na manhã do dia seguinte. Agora o atendimento está normalizado.
Nos municípios do interior os danos foram muitos. Estruturas de moradias, galpões, de acomodação de animais e plantações foram destruídas. Bom Retiro e Painel já acionaram a Defesa Civil. Em Ponte Alta e Rio Rufino cerca de 60% da população registrou perdas. Famílias também foram atingidas em São Joaquim, São José do Cerrito e Urupema.
Em Capão Alto e Urubici está sendo realizado levantamento dos danos. Apesar de toda destruição no interior, o município de Lages foi o mais atingido. Além das residências, o temporal atingiu escolas, unidades de saúde, veículos e árvores. O prejuízo total causado pelo temporal ainda não pode ser dimensionado com precisão.
A distribuição de telhas, vidros está sendo realizada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção com acompanhamento das equipes organizadas pelas Secretarias de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e do Município de Lages desde o período da manhã desta quarta-feira (15).
Cobertura do consórcio ficou destruída
O Consórcio Intermunicipal de Saúde responsável por quase 20 mil atendimentos por mês está com os serviços suspensos desde segunda-feira à tarde. A previsão é reestabelecer os serviços na segunda-feira, segundo o presidente do órgão Edelvânio Topanoti.
Diversos danos foram causados pelo temporal e não há menor condição de atendimento esta semana. Devido a falta de mão-de-obra em Lages, o presidente do Consórcio solicitou que uma equipe de operários Bom Jardim da Serra viessem ajudar na reconstrução da cobertura do consórcio.
O vereador Luiz Otávio Gamba atendeu a solicitação de apoio de Edelvânio Topanoti e deslocou uma equipe de 12 homens para ajudar nos trabalhos. “O consórcio atende cerca de 800 pessoas por dia, de toda região. Por isso unimos forças para ajudar para que ele volte ao atendimento o mais rápido possível. A saúde tem pressa” comentou Edelvânio Topanoti.
Ele passou esta quarta-feira acompanhando os trabalhos no Consórcio e na Amures. Acompanhado pela coordenadora do Consórcio Nalú Júlio e da secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza, o presidente das duas entidades mostrou-se preocupado com as dimensões dos prejuízos em toda Serra Catarinense.