Vinte jovens rurais da Serra Catarinense se formaram na quinta-feira (23) no curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) das regiões de Lages e São Joaquim, com recursos do Programa SC Rural do Governo do Estado. A celebração foi em São Joaquim, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, da secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, autoridades regionais, representantes da Epagri e familiares dos formandos.
O curso de gestão da propriedade rural, com foco na pecuária de leite, capacitou jovens agricultores de 10 municípios da região serrana, que durante oito encontros, tiveram acesso a conteúdos técnicos com base na sustentabilidade ambiental, econômica e social. “Adquirimos conhecimento e aprendemos na prática como aplicar no nosso dia a dia”, ressaltou o formando Leandro Antunes, de Lages, que foi o orador da turma.
Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, a iniciativa do Programa SC Rural de investir na formação dos futuros empreendedores e sucessores das propriedades rurais contribui para manter o interesse dos jovens a permanecerem no meio rural. “Esses jovens estão recebendo uma formação estruturada para aprender a gestão de uma propriedade rural, as tecnologias que são uteis nas áreas de seu interesse e orientações e incentivo para investir. Ao fazer isso, o Programa SC Rural contribui para consolidar a continuidade das propriedades rurais, principalmente por meio da produtividade, resultando em uma maior renda às famílias”, afirmou.
O secretário acredita ainda que o curso é uma forma de mostrar aos jovens que o meio rural oferece oportunidades para se viver com qualidade de vida, dignidade e autoestima elevada. “Esses jovens serão os líderes do meio rural no futuro, os protagonistas na adoção de tecnologia e, certamente, irão inspirar outras pessoas de suas comunidades a fazerem da agropecuária um setor de profissionalismo, competência, que aplica os modernos meios de gestão e de produção”, destacou.
Esta foi a segunda turma da Serra Catarinense a se formar no curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo. Em setembro de 2013, a capacitação foi voltada para a fruticultura de clima temperado, em especial a cultura da maçã. Desta vez, os jovens aprenderam conteúdos relacionados à pecuária leiteira, já que a produção de leite é a atividade agrícola que mais cresce em Santa Catarina. O secretário Spies explicou que a região serrana tem um grande potencial para a atividade, já que tem tradição em pecuária e possibilidade de produzir pastagens de qualidade. “A região tem muito potencial, desde que se aplique a tecnologia adequada. E esses jovens foram capacitados para produzir leite de qualidade, a custos competitivos, tornando o leite uma atividade extremamente rentável para a agricultura familiar”.
Fonte: SDR São Joaquim