You are currently viewing Regularização de cascalheiras já iniciou através do Cisama

Regularização de cascalheiras já iniciou através do Cisama

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     O serviço de regularização de cascalheiras considerado um dos problemas mais sérios dos municípios devido ao alto custo e a burocracia, já começou a ser efetivamente resolvido na região. E o primeiro município a ter cascalheira liberada foi Otacílio Costa. A informação é do diretor-executivo do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Selênio Sartori, que apresentou relatório preliminar dos serviços em assembleia dos prefeitos, na manhã desta sexta-feira, na sede da Amures.

Como as prefeituras não tinham capacidade financeira de resolver o problema de forma individual, a proposta foi contratar uma empresa e dividir os custos. Além de Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Urupema e Palmeira estão com três cascalheiras cada, em fase de vistoria.

O presidente do Cisama, prefeito de Palmeira José Valdori Hemkemaier explicou que as demandas dos municípios serão atendidas pela ordem de chegada dos pedidos no consórcio. E observou que em média, o custo de regularização de uma cascalheira custa R$ 30 mil, o que seria inviável pelas prefeituras.

Para o presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti também poderia ser realizado estudo de viabilidade de compra de uma usina asfáltica consorciadas. “Se cotizarmos esta aquisição fica mais barato para todos e podemos financiar o investimento através do Cisama”, defendeu.

Nos próximos dias, um grupo de prefeitos irá visitar um consórcio no Oeste do Estado que fez compra conjunta de uma usina asfáltica. Os prefeitos também discutiram sobre o projeto turístico Circuito dos Lagos, revisão dos Planos de Saneamento Básico, orçamento do Cisama para 2015 e dentre outros assuntos, a proposta ao Programa Produtor de Água, que prevê a compensação financeira aos produtores rurais com pagamento por serviços ambientais aos que preservam o meio ambiente.

O Secretário-Regional João Alberto Duarte participou da reunião e orientou os prefeitos sobre os contratos do Fundam. Ele explicou que os casos pendentes de assinatura ou documentação serão retomados a partir de primeiro de novembro. Informou também que no final do mês retomam as reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional com encontro em agendado em Capão Alto.