You are currently viewing Seminário discutiu formação de associação ou cooperativa de catadores

Seminário discutiu formação de associação ou cooperativa de catadores

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
     Representantes dos municípios, Udesc, Consórcio Serra Catarinense (Cisama), Uniplac, Amures e de associações de catadores participaram na manhã desta sexta-feira, de Seminário Interno com vistas à formação de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A proposta faz parte do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que deve ser implantado na Serra Catarinense.
No seminário realizado no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, foram apresentadas as ações que estão sendo realizadas nos municípios para a implantação dos Planos de Resíduos. O coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos, Dorival Rodrigues falou da importância de um plano integrado e como os catadores de toda região podem ser beneficiados.
Foi discutido também, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) pode fomentar os projetos relacionados aos catadores e sobre a importância de se obter um projeto com inclusão social, valorização do trabalho do catador e que garanta melhores condições de vida e trabalho aos catadores.
O diretor-executivo do Cisama, Selênio Sartori disse que a proposta do plano que está sendo construído é de solução coletiva do problema e com participação dos catadores. "Neste momento estamos trabalhando a minuta de uma Lei Municipal para que seja aprovada nas Câmaras de Vereadores, o plano integrado de resíduos e a participação dos catadores é fundamental nesse processo", destacou Sartori.
O professor Everton Skoronski, que coordena a construção do plano de resíduos lembrou que, mesmo já existindo uma lei nacional que proíbe a existência de lixões, ainda existem no Brasil mais de 1.700 lixões a céu aberto, o que não é o caso da região. E apresentou aos participantes do seminário, a proposta de destinação de todos os tipos de resíduos a partir do plano integrado que está sendo trabalhado.