You are currently viewing Simpósio Náutico discutiu Demandas de Infraestrutura

Simpósio Náutico discutiu Demandas de Infraestrutura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     Empresários e representantes de turismo participaram na terça-feira (19), desta semana no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do 1°
Simpósio Náutico de Santa Catarina. O evento foi conduzido pelo Coordenador do Grupo de Trabalho Náutico, Álvaro Ornelas, e contou com a presença do Presidente do Grupo de Turismo Náutico de Santa Catarina e também o Presidente da ACATMAR (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Leandro Mané Ferrari.
O objetivo foi sensibilizar e apresentar aos participantes a cadeia produtiva do Turismo Náutico, o potencial mercadológico do setor e as demandas reais de infraestrutura náutica que necessitam de apoio político-financeiro, conforme o documento referencial – Análise do Turismo Náutico Catarinense 2014-2016, que será entregue para as autoridades do setor. A programação iniciou pela manhã com os painéis sobre as Diretrizes Estratégicas e Ações de Mercado e o Impacto Econômico da Cadeia Produtiva do Turismo Náutico. No período da tarde continuou com a Apresentação de Projetos ou Propostas Náuticas dos municípios.
A Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – ADREL, foi a única do interior do Estado que apresentou projeto que mantém em parceria com o CISAMA – Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense e Amures, que trata da Estruturação de Obra de Infraestrutura na Orla Fluvial no reservatório da Barra Grande, no Rio Pelotas, no valor R$ 846.153,00, para implantação de sete píeres flutuantes e cinco rampas para retirada e colocação de embarcações no lago do rio Pelotas.
Os recursos foram canalizados por Emenda Parlamentar do Deputado Onofre Agostini no Ministério do Turismo e sua aplicação prevê a instalação de píeres flutuantes e rampas para estruturação de equipamentos náuticos e de lazer nos oito municípios da Região da ADREL. Também foram apresentados projetos de Porto Belo, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário do Rincão, Imbituba, Florianópolis.
A participação da ADREL por meio de seu secretário executivo César Lavoura, assegurou a inclusão da região dos lagos no documento sobre as demandas náuticas catarinense nos próximos anos. A ADREL foi convidada a participar no GT Náutico de SC e da ACATMAR, e agendaram visita para conhecer a região. O prefeito de Capão Alto Luiz Carlos de Freitas é o atual presidente da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos, tendo como vice presidente o Prefeito de Bom Jesus Frederico Arcari Becker. A ADREL conta com o apoio da AMURES e da AMUCSER e reúne oito dos municípios lindeiros do reservatório da Barra Grande.