O ministro do Turismo Vinícius Lages e o e do Secretário Nacional de Políticas do Turismo Vinícius Lummertz receberam em São Joaquim na tarde desta sexta-feira, pedido para que o governo federal ajude a implantar o projeto Serramar, que ligará o litoral Sul a Serra Catarinense. Sabedor da necessidade de integrar as duas regiões, o ministro se comprometeu ajudar a implantar o corredor turístico, desde que apresentem projeto ao ministério.
"É um grande anel turístico rodoviário e aeroviário com complementariedades que certamente alavancará ainda mais o turismo destes dois territórios. Estamos fazendo estudos para depois os projetos e as respectivas obras de infraestrutura necessárias", informou o ministro.
Ele desceu de helicóptero na Villa Francione e foi recepcionado por prefeitos, secretários regionais de São Joaquim e Lages e fez uma visita à vinícola e degustou vinhos. Depois se deslocou para o Centro de Treinamento de São Joaquim (Cetrejo), onde almoçou e acompanhou a reunião que discutiu a implantação do Projeto Serra Mar.
O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânioi Topanoti e o prefeito de São Joaquim Humberto Brighenti, entregaram ao ministro demandas do turismo de toda região. Os prefeitos de Capão Alto Luiz Freitas, Cerro Negro Sirlei Varela, Bom Retiro Albino Gonçalves e de Rio Rufino Ademar Sartor também acompanharam a reunião.
O que afirmou o ministro é que a região precisa ter projeto para canalizar recursos. "Quanto mais convergências tivermos em torno desse projeto melhor, especialmente se tivermos projetos. O ministério se compromete a atender essas demandas que apresentam grande potencial nesse entrono de serras", assinalou Vinícius Lages.
Final de semana em SC
O ministro ficará no Estado até domingo. Entre os compromissos está sua participação no encerramento do maior Festival de Dança do país, na noite de sábado, em Joinville. Vaio também à Laguna e deve visitar Balneário Camboriú, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari e Barra do Sul.