A abertura da 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina ocorreu nessa sexta-feira, dia 11, em São Joaquim. O governador Raimundo Colombo estave presente na abertura oficial do evento, onde o espaço foi especialmente preparado para exposição e degustação de vinhos e espumantes.
"Tenho certeza que esse evento vai repercutir muito, motivar a todos e também potencializar cada vez mais essa grande vocação que a região tem de produzir vinhos de grande qualidade. Isso vai se tornar uma marca que ajudará no conjunto do desenvolvimento da região", disse o governador.
Promovida pela Acavitis (Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude), com apoio do Governo do Estado, a 1ª Vindima reúne 18 vinícolas e tem uma programação especial nos municípios de São Joaquim, Urupema, Videira, Treze Tílias e Água Doce. Além de ciclo de palestras sobre o enoturismo nas regiões produtoras, estão previstos almoços e jantares harmonizados com os vinhos finos de altitude, colheita, piquenique e sunset.
A 1ª Vindima de Altitude de Santa Catarina, além de celebrar a colheita da uva como resultado de trabalho, esforço e promessa de um bom vinho, é uma oportunidade para os produtores de realizar negócios, conquistar parceiros e promover seus produtos, através de um evento enogastronômico que concilie a arte culinária, cultura e o vinho. "A vitivinocultura, em todo o mundo, dá visibilidade ao lugar e, atrai para a região onde está instalada outros empreendimentos ligados a essa atividade, que muito emprega e apropria renda no local; como o turismo, a gastronomia e o enoturismo", destaca a secretária Regional, Solange Scortegna Pagani.
O evento conta com aporte financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Funturismo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim e Santur, além da Prefeitura de São Joaquim.
Fonte: SDR São Joquim