You are currently viewing 1ª Vindima de Altitude de Santa Catarina

1ª Vindima de Altitude de Santa Catarina

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     A 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude acontece nos dias 11, 12 e 13 de abril, com diversas atrações programadas nos municípios produtores de vinhos finos de Santa Catarina. O roteiro inclui dois municípios da Serra Catarinense São Joaquim e Urupema. Além de ciclo de palestras sobre o enoturismo nas regiões produtoras, está previsto degustação, almoço tipicamente italiano, colheita, piquenique e sunset.
A organização do evento é da Acavitis, (Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude), com apoio do Sebrae, Prefeitura e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Secretaria Regional em São Joaquim e Santur. O Governador Raimundo Colombo e o senador Luiz Henrique da Silveira confirmaram presença na cerimonia de abertura, que acontece na próxima sexta-feira, 11 de abril, em São Joaquim, no Centro de Eventos, às 17h30min.

História

Os vinhedos de Santa Catarina ficam localizados nos pontos mais altos do Estado acima de 1.200 metros de altitude. São vinícolas novas com pouco mais de dez anos, mas que já produzem excelentes vinhos e tem uma boa infraestrutura. As primeiras parreiras foram plantadas no início dos anos 80 pelo então desembargador Edson Ubaldo, depois a vinícola Quinta da Neve, começou a plantar uvas na região de São Joaquim. Na sequência outros projetos foram impulsionando a vitivinicultura em Santa Catarina. Hoje, a Acavitis conta com 28 associados e pelo menos 18 deles produzem vinhos, com um total de área plantada de 300 hectares nas regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos.
O enoturismo é outra atividade que vem crescendo e impulsionando a economia de toda uma região. Várias vinícolas já recebem turistas para degustação e projetos que envolvem passeio pelas parreiras. As principais uvas produzidas são: cabernet sauvignon, merlot e sauvignon blanc, além da chardonnay e viognier.


Fonte: SDR São Joaquim