O prazo para a realização das etapas locais e intermunicipais da 2.ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. E no dia seguinte, 20 de março, está aberto o período para as etapas estaduais, promovida pelos Estados. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância destas datas.
Durante a etapa estadual, os delegados que representam os entes municipais vão apresentar as propostas discutidas e aprovadas nas etapas locais. E, durante os encontros estaduais, serão eleitos outros delegados, que representarão o interesse dos Estados nas discussões a nível nacional.
A etapa estadual deve ocorrer dentro de um mês, portanto até o dia 20 de abril. A Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil será entre os dias 27 a 30 de maio deste ano, em Brasília.
Envolvimento dos gestores locais
A CNM defende que o envolvimento dos gestores locais representa um importante subsídio para o debate. Principalmente, em relação a ampliação de recursos federais destinados à prevenção de desastres, a ampliação de cursos de capacitação voltados à realidade dos gestores locais e o acesso às verbas federais de forma rápida para respostas emergenciais efetivas.
Fonte: Agência CNM