You are currently viewing Amures recebe equipamentos para estruturar banco de dados

Amures recebe equipamentos para estruturar banco de dados

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     Numa parceria da Amures e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), através do Curso de Engenharia Ambiental da Udesc/Lages, foi oficializada na tarde desta segunda-feira, a entrega dos equipamentos para implantação do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas e Informações da Serra Catarinense (NPTI-SC). E como primeira missão será estruturada a implantação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), para gerenciamento de resíduos sólidos em 17 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisama).
Os equipamentos de última geração avaliados em R$ 160 mil constam de servidor, desktop, notebook`s, monitores, nobreak`s, projetor, HD externo e outros componentes que permitirão realizar inúmeros levantamentos de campo e compor um grande bando de dados. De acordo com o professor Valter Antônio Becegato coordenador do curso de Engenharia Ambiental, a composição de uma base de dados bem estruturada será importante para os planejamentos futuros dos municípios.
"A serventia final desses equipamentos é de grande valia e essa parceria com a universidade está apenas começando", citou Becegato. Para o coordenador técnico do projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Departamento de Engenharia Ambiental, Sílvio Luís Rafaeli Neto, o que se conceberá no final será um sistema de gerenciamento informatizado capaz de armazenar uma grande gama de informações.
"O que estamos desenvolvendo é um protótipo que servirá de modelo para outras regiões, no que se refere a resíduos sólidos", afirmou Rafaele. Ele comanda todo trabalho de análise de dados cadastrais e projetará um Sistema de Informações Geográficas que possibilite a gestão integrada destes resíduos.

Parceria técnica

Além do presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti, o presidente do Cisama prefeito de Palmeira José Valdori Hemkemaier acompanhou a entrega dos equipamentos. "Sabemos que os municípios carecem de informações e precisam estar integrados para viabilizar ações prática. Isso traduz a importância desse banco de dados que estamos compondo", disse Edelvânio Topanoti.
Ele observou que as parcerias técnicas como a que foi firmada com a Udesc e o curso de Engenharia Ambiental, são o caminho para o desenvolvimento regional. No caso do SIG dos resíduos sólidos, o prefeito disse que o projeto dará suporte ao planejamento, nas tomadas de decisões e no monitoramento das ações estratégicas e necessárias à execução dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza e o diretor do Cisama, Selênio Sartori comentaram sobre a importância da parceria da Amures, Fapesc, Udesc, Curso de Engenharia Ambiental e Cisama, para o fortalecimento da região. Os equipamentos começam a ser montados a partir de hoje, numa sala especialmente projetado pela equipe de engenharia da Amures, na sede da associação.