As escolas estaduais instaladas nos 12 municípios da SDR Lages iniciaram o ano letivo 2014 hoje (13). Aproximadamente 28 mil estudantes estão matriculados nas 45 unidades de ensino da rede. Segundo a Gerência Regional de Educação, mais de mil crianças da região estão ingressando na primeira série do ensino fundamental.
Eduardo Beppler, de 12 anos, vai cursar a 8ª série na escola Belizário Ramos, no
bairro São Cristóvão, em Lages. Ele ficou feliz ao reencontrar os amigos e professores, e garante que irá se esforçar para aprender o conteúdo transmitido em sala de aula. "É o futuro que está em jogo, e preciso estudar para ser alguém na vida", diz ele.
Infraestrutura
Para facilitar a resolução de problemas do cotidiano, como a substituição de uma
fechadura estragada ou o conserto de uma goteira, o Governo de Santa Catarina está disponibilizando para todas as escolas estaduais um cartão de débito para o pagamento de despesas. Cada unidade de ensino receberá mensalmente um valor proporcional ao número de alunos. "Com essa ferramenta, os diretores poderão evitar o acúmulo de problemas, e os ambientes escolares se tornarão mais bem cuidados", diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.
A SDR Lages está concluindo as reformas gerais das escolas Cora Batalha, Lúcia Fernandes Lopes, Zulmira Auta da Silva e Maria Quitéria. As arenas multiuso das escolas General Pinto Sombra, Jorge Augusto Neves Vieira e Nossa Senhora do Rosário também serão inauguradas nas próximas semanas. As outras seis arenas que estão sendo construídas na região devem ficar prontas no primeiro semestre.
Em março, a SDR pretende lançar os editais de licitação para as reformas gerais das escolas Flodoardo Cabral, Industrial e Visconde de Cairú.
Formação dos professores
Segundo o IBGE, Santa Catarina é o estado brasileiro com a menor taxa de analfabetismo (apenas 3,2% da população maior de 15 anos não sabe ler ou escrever). A Secretaria da Educação vem apostando na formação de professores para melhorar o ensino. A gerente regional de Educação, Maria de Fátima Ogliari, ressalta que, ao longo do ano, os 1.900 magistrados (entre efetivos e temporários) que lecionam nas escolas da região passarão por dezenas de cursos de formação. "Os professores são responsáveis pela expansão do conhecimento, e precisam estar atualizados para transmitir os conteúdos", diz ela.
Fonte: SDR Lages