Lages foi um dos municípios destaque nesta quarta-feira, no XII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul, em Florianópolis. O vice-prefeito Antônio Arcanjo Duarte, o "Toni" recebeu dos organizadores o troféu Índice da Cultura, ao lado de outros municípios que também tiveram reconhecimento em categorias diversas.
Essa foi a primeira edição do prêmio que teve como parâmetros, o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDMS. O objetivo do prêmio é valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema.
O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional.
O prêmio é dividido em quatro categorias nas quais são considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas políticas públicas (dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas). No total foram entregues 42 troféus.