You are currently viewing Urupema e Rio Rufino inauguram estações meteorológicas

Urupema e Rio Rufino inauguram estações meteorológicas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     A Epagri inaugura hoje, 16 de dezembro, estações meteorológicas nas cidades de Urupema e Rio Rufino, na região da Serra Catarinense. Os equipamentos foram instalados em parceria entre a Epagri e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com apoio das prefeituras locais. Suas informações vão subsidiar ações na agricultura, no turismo, na defesa civil e em outros setores da sociedade.
Pela manhã acontece a inauguração da estação agrometeorológica de Rio Rufino, no Centro de Treinamento de Vime da Epagri. O equipamento mede temperatura, chuva, umidade relativa do ar e molhamento foliar. As duas cerimônias vão contar com a presença de autoridades municipais e estaduais.
Às 13h30min se realiza a inauguração da estação meteorológica de Urupema, na localidade do Moro das Antenas. Esse é um equipamento que mede velocidade e direção do vento, radiação solar global e UVAB, além de chuva, molhamento foliar, temperatura e umidade relativa do ar. É a segunda estação localizada em um dos pontos mais elevados de SC, a 1.750m de altitude.
Os dois equipamentos contam com tecnologias desenvolvidas na Epagri/Ciram: o sensor de molhamento foliar (que mede o tempo que uma folha permanece molhada), o abrigo termométrico e o pluviógrafo (que mede a chuva). Eles medem automaticamente as variáveis ambientais a cada dez minutos e enviam os valores para o banco de dados da Epagri/Ciram, em Florianópolis. A transmissão dos dados também é feita de forma automática, a cada hora, via sinal de celular.
A duas estações passam a integrar a Rede de Monitoramento Ambiental de SC, gerenciada pela Epagri/Ciram e que reúne cerca de 200 estações automáticas e convencionais. Elas fomentam o banco de dados da Epagri/Ciram, em Florianópolis, que existe desde 1911 e soma hoje mais de 170 milhões de registros, número que cresce na ordem de 60 mil novos dados ao dia. Na Epagri/Ciram esses dados são usados para elaboração de previsão do tempo e em apoio à pesquisa. Também representam informações fundamentais para orientar ações da Defesa Civil em caso de risco de eventos meteorológicos extremos.


Fonte: Comunicação Epagri/Ciram