As ótimas condições de voo atraíram pilotos e admiradores de aeronaves para o Festival de Aviões que ocorreu na Fazenda Pouso da Serra, em Bom Retiro, no sábado (09). O evento reuniu aviões modelo ultraleve e leve no aeródromo do local.Do alto, as belas paisagens da Serra Catarinense encantaram os pilotos e quem teve a oportunidade de participar de alguns dos voos que eles realizaram durante o dia.
O piloto Flavius Neves levou 25 minutos para chegar de Porto Belo, cidade do litoral catarinense, à Bom Retiro com o próprio ultraleve. Há 16 anos ele descobriu a paixão por voar. "Começou como um hobby", conta. A diversão tornou-se profissão. "Eu era contador, mas o gosto pelo passatempo me fez mudar". Para ele, voar "é gostoso demais".
Este é o terceiro ano que Flavius participa de um evento direcionado a aviões na Serra Catarinense. O encantamento pelas paisagens serranas o fez investir na região. "Eu e três amigos compramos um lote na própria Fazenda para construir um angar com quatro suítes dentro", revela.
O retorno que eventos como o Viva Serra tem dado ao município é um incentivo para o setor privado e público. "Está todo mundo admirado com o lugar, o que é um ótimo estímulo para continuar com os projetos de investimento que planejamos", diz o empresário Carlos Arno Jensen.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange ScortegagnaPagani, destacou que eventos como o Viva Serra, com apoio do Governo do Estado, propiciam aos municípios da Serra Catarinense a oportunidade de mostrarem seus atrativos turísticos, divulgando-os para Santa Catarina e restante do Brasil. "Com o apoio dos municípios, o Viva Serra, abriu muitas portas e fomentou o desenvolvimento do turismo na Região", afirmou.
O secretário de Turismo de Bom Retiro, Mario Luiz Schlishting, quer que o Viva Serra se repita em Bom Retiro no ano que vem. "A cidade está começando a despertar para o turismo e o evento contribui muito para o desenvolvimento da nossa vocação turística. Todos os eventos que realizamos tiveram um êxito formidável", comemora.
O Viva Serra é uma oportunidade de mostrar as belezas de Bom Retiro e da região, na opinião do prefeito Albino Gonçalves Padilha. "É muito bom para divulgar o município, que tem muitas belezas e só quem vem, conhece", acrescenta.
Diversão para todos os gostos
A possibilidade de apreciar de perto belas aeronaves foi uma das opções disponíveis de diversão durante o sábado no Festival de Aviões. O público presente também pode curtir a apresentação de músicos regionais nativistas, ver a exposição de animais da Fazenda, testar as habilidades no golfe, cavalgar e participar de voos panorâmicos. Um helicóptero realizou voos pagos.
O Viva Serra segue até o final de novembro com atrações culturais, gastronômicas e esportivas na cidade de Lages. A realização é do Governo do Estado de Santa Catarina com intermédio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim e Lages.
Fonte: Assessoria de imprensa