Cerca de 100 pessoas participaram do evento que buscou em dois momentos, primeiro, repassar informações de legislação e aspectos técnicos sobre saneamento e em seguida, propiciar o debate sobre o andamento das atividades de gestão de projetos na área.
A participação da Funasa, com seu representante Adnor Piovesan, assim como do Engenheiro Civil Ivonir Martinelli, que trataram os dois módulos do curso – Institucional e Operacional – garantiu uma ampliação do debate com informações atuais e contextualizadas da realidade da região e do estado de Santa Catarina.
"Esperamos ter gerado neste dia de atividades uma mobilização dos participantes acerca do assunto sistema de esgoto e, principalmente, que eles reflitam que isto não se trata apenas de água e esgoto, que há um processo muito maior", afirma o palestrante Ivonir Martinelli, sobre os objetivos da formatação de um bom sistema de saneamento básico.
Ao final os participantes visitaram o Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) do bairro Caça e Tiro, que serviu de modelo para as discussões da legislação e gestão de implantação durante o curso.
O curso teve oito horas de duração e é uma parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina, a Amures e a UNIPLAC.
Fonte: Comunicação Uniplac