Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde; Inspeção de Produtos de Origem Animal; Controle de Zoonoses e Politicas de Controle Populacional e Discussão de Normas para o Exercício de Responsabilidade Técnica e dentre outros assuntos, Zoonoses e Controle Populacional de Cães e Gatos. Foram algumas das palestras realizadas nesta terça-feira, no Encontro Sobre Serviço de Inspeção e Campanhas de Castração de Cães e Gatos, no Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV).
Sob o tema "A Responsabilidade Social do Poder Público Municipal", o evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em parceria com a Amures, apresentou pontos importantes para a manutenção da saúde da população que estão relacionados ao consumo de produtos de origem animal; controle de zoonoses e outros assuntos ligados à profissão do médico veterinário e do zootecnista.
Na abertura dos trabalhos o presidente da Amures, prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson José de Souza enfatizou a responsabilidade social dos administradores públicos e dos profissionais da área médica veterinária para o controle das zoonoses. Além de acadêmicos, participaram do evento, secretários municipais de Saúde, de Agricultura, médicos veterinários e zootecnistas.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Moacir Tonet, conduziu os trabalhos que iniciaram com palestra sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde, proferida pelo professor e advogado Nefhar Borck. O painel sobre Controle de Zoonoses e Politicas de controle populacional, foi conduzido pelo assessor técnico e de fiscalização do Conselho Regional, Fernando Zacchi,
O encontro objetivou ainda, abordar a importância do controle das doenças transmitidas pelos animais aos homens e como os municípios podem desenvolver programas de prevenção de doenças, juntamente com o controle da população de animais, através de projetos educativos.