Assistentes sociais e técnicos de 32 municípios abrangidos pelas Secretarias Regionais de Lages, São Joaquim e Curitibanos, participam nesta quinta e sexta-feira, do 2º Encontro dos Atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento na Pousada Rural reúne mais de 300 pessoas sob a coordenação do assistente social da Amures, Lauro dos Santos.
Durante esse dia, será trabalhada proposta para a elaboração do Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O Secretário Regional de Lages, Gabriel Ribeiro destacou na abertura do encontro os investimentos que o governo tem feito para ampliar as estruturas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). E lembrou que na Serra Catarinense estão os menores índices de Desenvolvimento Humano e Social do Estado e precisam de atenção especial.
Na mesma linha de pensamento, o presidente da Amures prefeito Edilson José de Souza chamou os participantes do encontro para encarar os problemas sociais com responsabilidade e seriedade. "Os direitos são iguais e tem de serem respeitados. No campo do atendimento devemos estar atentos para não confundir assistência social com assistencialismo, porque estamos trabalhando com aqueles que amanhã ocuparão o nosso lugar", citou.
Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação João Cândido da Silva, disse que o governo preocupado em estabelecer políticas de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. E que estes encontros integram a agenda do governo com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes para subsidiar a construção do Plano Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, cumprindo uma das resoluções da conferência de 2012.