Conselho Comunitário de Segurança calcula que cerca de 600 pessoas utilizaram sábado os serviços prestados por diversas instituições
O clima frio, com temperatura média de 13 graus e a garoa fina que caiu por alguns minutos na tarde deste sábado (15), não afugentaram os moradores do bairro Centenário, comparecendo com suas famílias à miniforça-tarefa promovida pelo Setor 6 do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Polícia Comunitária e apoio da prefeitura de Lages. Segundo o Conselho, cerca de 600 pessoas utilizaram os serviços prestados.
O evento foi realizado em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras II). A prefeitura levou serviços e orientações à comunidade do próprio bairro e áreas de abrangência do Conselho: Morro Grande, Santo Antonio, São Luiz, Vila Nova, Santa Rita, Triângulo e Loteamento Golin. Já o Cras II atende famílias cadastradas residentes no Centenário, Morro Grande, São Luiz, Santa Clara, Santa Catarina, Araucária, Cruz de Malta, Santo Antonio, Santa Helena, Triângulo e Loteamento Golin.
O coordenador do Setor 6 do Conseg, sargento Arlindo Cláudio Sutil da Silva, se surpreendeu com o número de público mesmo havendo clima instável. "A gente não esperava tantas pessoas, pois a fina garoa e o frio intimidam geralmente. A Polícia Militar esteve presente para promover o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), enquanto autoridades do Conseg explicaram a função das Polícias Comunitárias nos bairros. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ofereceu noções de segurança e conscientização no trânsito a partir de um minicircuito instalado no pátio do Conseg.
Mais qualidade de vida e menos doentes daqui a alguns anos
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública contribuiu com conscientizações sobre segurança, sendo que o secretário Paulo Dellajustina ajudou a disseminar as funções dos agentes municipais de trânsito. A Secretaria da Saúde fez verificação de pressão arterial, medidas antropométricas (peso e altura), além de esclarecer a população sobre os programas municipais de prevenção e combate a doenças. Houve participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Na unidade de saúde do bairro, anexa ao Conseg, as mulheres submeteram-se ao exame citopatológico – ginecológico, de prevenção ao câncer do colo do útero.
A atenção aos dentes foi lembrada pelos profissionais, com orientações sobre escovação, uso do fio dental e distribuição gratuita de escovas, cremes dentais e folderes. O coordenador do Programa Saúde do Homem, Rafael Cascaes, observa que o evento possibilita mostrar mais de perto o trabalho de prevenção que a Secretaria promove. "Deslocando-se até os bairros podemos contribuir para que se tenham populações com mais qualidade de vida e menos doentes daqui a alguns anos", acrescenta.
Cuidados e diversão em um só lugar
O Corpo de Bombeiros prestou orientações sobre os cuidados domésticos com a utilização de gás de cozinha, fogão à lenha, fósforos. A equipe da empresa Acordar, parceira da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), esclareceu as comunidades em relação ao Projeto de Trabalho Técnico-Social do Programa Serviços
Urbanos de Água e Esgoto, mais especificamente sobre o Complexo Araucária, que irá contemplar outros bairros, a exemplo do Centenário.
Professoras e alunas do Cras II disponibilizaram suas vocações e suas técnicas nos cursos para cortar cabelo e deixar as mulheres mais bonitas com unhas pintadas e decoradas na miniforça-tarefa. De acordo com o agente administrativo do Cras II, Mayckon Henriques de Souza, foram prestados 38 serviços de manicure e 21 cortes de cabelo.
Educadores e alunos envolvidos com o Programa Mais Educação, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Antonio Joaquim Henriques, promoveram apresentações musicais, com o coral do programa e show com a participação de agentes adultos e mirins de trânsito. O grupo de taekwondo fez demonstrações da arte marcial. O artista Paulinho do Violão, além de Claudinho dos Teclados e a vocalista Sônia, também encantaram a plateia.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer, acariciar e brincar com o simpático Barack, o cão da raça hotweiler que faz parte do canil do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Lages, um feroz inimigo na atividade de farejar vestígios de crimes, como o tráfico de entorpecentes. Apesar de robusto e perspicaz, Barack encantou os pequeninos por ser dócil e sociável.
A magia das cores também ocupou o tempo dos pequenos, que tiveram os rostos pintados com desenhos de sua preferência. Do lado de fora do Cras, as crianças "fizeram a festa" pintando e desenhando em papéis depois de receberem pincéis e tintas para deixar a imaginação "rolar". De acordo com o Cras II, 63 crianças se divertiram com a pintura ao ar livre, enquanto 54 tiveram seus rostos coloridos.
A equipe do Banco do Emprego, supervisionado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, compareceu ao evento, divulgando as vagas de emprego e disponibilizando currículos para preenchimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lages