Durante as ações, os profissionais da estrada puderam medir a pressão arterial, glicemia, fazer vacinas contra hepatite B, tétano, febre amarela, testes de visão, além de receber informações sobre DSTs e dengue
Durante esta quarta (15) e quinta-feira (16), a Secretaria da Saúde de Lages, através do setor da Saúde do Homem e demais equipes, participaram das ações 2º Comando de Saúde nas Rodovias, realizado pela Polícia Rodoviária Federal, e a Saúde na Estrada, pelos postos Ipiranga. As duas atividades eram distintas, mas tinham o mesmo objetivo: abordar o maior número de motoristas visando deixar sua saúde em dia. Nestes dois dias, cerca de 500 caminhoneiros foram atendidos.
Durante as ações, os motoristas puderam medir a pressão arterial, glicemia, fazer vacinas contra hepatite B, tétano, febre amarela, testes de visão, além de receber informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), dengue e outros. Segundo o coordenador da Saúde do Homem, Raphael Cascaes, existe uma grande dificuldade dos profissionais da estrada em buscar as unidades de saúde, devido a falta de tempo e as longas viagens.
A adesão dos motoristas foi bastante positiva. "Este é um grupo com problemas por não procurar o médico ou a unidade de saúde regularmente; então passamos toda a orientação para eles nestas ações", reitera Raphael. Para o caminhoneiro Ernesto Lazarotto, do município de Videira, o trabalho é bastante válido. "Estou na estrada praticamente a semana toda e é muito difícil ter tempo para cuidar da saúde; estas campanhas contribuem bastante", relata.
Entre os órgãos e instituições que trabalharam estão o Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lages