"Foi uma grata surpresa passar em uma seleção de mais de 700 em todo o país." Flávio Agustini
Dos mais de 700 projetos encaminhados ao Ministério do Turismo (MTur), na categoria Eventos de Fortalecimento ao Desenvolvimento Turístico, apenas nove da região Sul foram aprovados. Em todas as regiões do país somente 40 propostas foram contempladas. Uma delas é o projeto para a realização do evento natalino de Lages, desenvolvido pela Secretaria de Turismo. Serão liberados cerca de R$ 300 mil. "A equipe vibrou quando recebemos a notícia da aprovação, pois é resultado do empenho de todos para que o projeto fosse bem elaborado. Foi uma grata surpresa passar em uma seleção de mais de 700 em todo o país", diz o secretário Flávio Agustini.
Para obterem apoio, os eventos precisavam ser de caráter tradicional e de notório conhecimento popular, que comprovadamente contribuam para promoção e fomento da atividade turística. O recurso captado através do MTur será utilizado nas questões que envolvem a infraestrutura – locação de sonorização, iluminação, palcos, arquibancadas, divulgação, entre outros. Flávio Agustini diz que este ano o evento terá um caráter mais social, com incentivo de emprego e renda. "Vamos achar mecanismos para fazer um Natal bacana e que envolva toda a cidade", comenta.
Uma ideia é aproveitar o Projeto Ciranda, da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, que envolve grupo de mulheres de mais de 20 bairros, em cursos de artesanato. "O trabalho desenvolvido por essas mulheres poderá ser usado na decoração. Vamos capacitar essas pessoas para deixarmos o recurso aqui, ao invés de trazer mão de obra de fora", argumenta. O nome do evento de Natal ainda será definido.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lages