Ferrovia da Integração
Definir a empresa que vai elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA; o levantamento aerofotogramétrico e o Projeto Básico de Engenharia da Ferrovia da Integração. Será o objeto do edital publicado nesta sexta-feira (10) pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes.
Para respaldar este passo importante para implantação do Corredor Ferroviário que ligará o porto de Itajaí a Dionísio Cerqueira, aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, solenidade com a presença dos ministros dos Transportes, Cesar Borges e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Prefeitos e representantes de doze associações de municípios participaram do ato pelo corredor ferroviário em defesa do traçado que contemple Ponte Alta e Curitibanos como eixos do empreendimento. As propostas para definir a empresa vencedora da concorrência do edital será abertas dia 26 de junho às 10:00 horas, no auditório da Valec em Brasília.
A Amures foi representada no evento pela secretária-executiva Iraci Vieira de Souza, pois o presidente da entidade prefeito Edilson José de Souza teve de participar em Otacílio Costa, da abertura oficial da Festa da Madeira. O traçado ferroviário original é a meta dos prefeitos, pois entendem que sem logística a região central de Santa Catarina continuará deprimida economicamente.
A Ferrovia da Integração deverá reduzir o custo do transporte em 40%, além de melhorar a competitividade da indústria do estado. Só na elaboração dos projetos, segundo a minuta do contrato do edital, a empresa vencedora da concorrência terá prazo de 22 meses para concluir os estudos.
Segundo o ministro Cesar Borges foram destinados R$ 68 milhões para o edital. A ministra Ideli Salvatti disse que o estudo de viabilidade técnica é que determinará o traçado da ferrovia. E terá como condicionantes o menor impacto ambiental, que potencialize a economia do maior número possível de regiões e que tecnicamente seja mais fácil e de menor curto de execução.
Só no questão ambiental, o edital da ferrovia prevê ações bem focadas em questões como qualidade ambiental da construção, cobertura vegetal para recuperação de áreas degradadas, instalação e operação de canteiros de obras, extração de materiais de construção, educação ambiental e capacitação dos trabalhos no plano ambiental de construção e dentre outras exigências, levantamento anual e recuperação do passivo ambiental e as desapropriações, indenizações, compensações e reassentamento involuntário.