You are currently viewing Turismo integrado entra na pauta da Amures

Turismo integrado entra na pauta da Amures

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     Planejar o turismo integrado da região focado em questões como melhorias de acessos, portais, capacitações de agentes e eventos. Foi um dos itens aprovados em assembleia de prefeitos da Amures, na tarde desta quinta-feira. O secretário de Turismo de Lages Flávio Agustini apresentou aos prefeitos um plano de integração turística regional, sem limites nem fronteiras na Serra Catarinense.
A proposta de roteiros integrados como cavalgadas e grupos temáticos comuns será um dos eixos de fomento ao turismo. "Se o projeto for integrado, a chance de viabilizarmos recursos são infinitamente maiores que os projetos isolados de turismo", enfatizou o presidente da Amures, Edilson José de Souza.
Durante a reunião, o prefeito de Lages Elizeu Mattos fez um alerta sobre novas exigências que passou a adotar o Estado para liberação de recursos. "A exigência agora é de certidão negativa do Tribunal de Justiça. Isso vai impedir que 85% dos municípios possam acessar recursos estaduais, porque basta ter um precatório em execução e estará impedido", observou.
Ele sugeriu que seja feito através da Amures, um pedido para que o Tribunal de Justiça faça uma reanálise dessa questão porque do contrário, todas as prefeituras ficam impedidas de receber recursos. Para o presidente da Amures, esta condicionante tornará quase impossível aos municípios captarem recursos. O assunto será levado à Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para tentar reverter a situação.
Também participou da reunião, o delegado da Receita Federal de Lages Mauro de Brito a equipe de auditores fiscais. Eles apresentaram os programas e convênio como de Educação Fiscal e do Imposto Territorial Rural (ITR), que podem ajudar as prefeituras a melhorar a performance de arrecadação.
Pela equipe de engenharia da Amures, foi apresentado aos prefeitos um levantamento inédito das rodovias municipais. O diagnóstico contempla ligações do anel da madeira, interligações turísticas, de regiões dos lagos, de vinhedos e fruticultura. O levantamento será levado ao governador Raimundo Colombo como proposta de pavimentação e estudos de viabilidade de médio e longo prazo.