Um público bastante seleto formado por ornitólogos e observadores de aves participou das atividades do II Festival do Papagaio Charão realizado no último fim de semana (27 e 28) em Urupema. O evento reuniu mais de 100 pessoas por dia vindas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A abertura oficial que aconteceu na sábado contou com a presença de autoridades locais e representantes de entidades. O prefeito Amarildo Luiz Gaio deu as boas vindas aos visitantes salientando que o evento já faz parte do calendário municipal e garantiu que terá crescimento nos próximos 3 anos de sua gestão se consolidando como referencia em observação de aves no estado.
Também esteve presente na abertura do Festival e durante as atividades, o coordenador do evento AVISTAR – Encontro Brasileiro dos Observadores de Aves – Guto Carvalho. Segundo ele "observar aves é para quem enxerga longe", "além da diversão beneficia o meio ambiente com a descoberta de novas espécies e nos coloca em contato direto com a natureza". Guto parabenizou aos organizadores dizendo que o Festival já é conhecido nacionalmente, com apenas dois anos já está se firmando como uma marca, uma vitória dos urupemenses.
Durante a programação aconteceram palestras ministradas por profissionais renomados e também oficina de "Noções de Fotografia" com Ricardo Bamp, exposição e comercialização de produtos locais e de artesanatos. O evento que está em sua segunda edição tem como personagem principal uma espécie ameaçada de extinção que migra para a Serra Catarinense entre os meses de março a agosto para se alimentar de sementes, principalmente do pinhão.
Por conta disso um dos palestrantes, Dr. Jaime Martinez, que coordena o Projeto Charão fez um alerta em relação à preservação do pinheiro-brasileiro para garantir a sobrevivência das duas espécies de papagaios mais ameaçadas de extinção no Brasil que são o Papagaio Charão (Amazona Pretrei) e o Papagaio-de-Peito-Roxo (Amazona Vinacea), ambos se alimentam das sementes do pinheiro-brasileiro (Araucaria Angustifolia), motivo pelo qual ocorre a migração neste período por haver em alguns municípios de Santa Catarina uma grande quantidade de florestas de araucárias preservadas.
O Festival do Papagaio Charão tem como idealizador o fotógrafo Dário Lins, é uma realização da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Turismo, Instituto de Pesquisa e Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC) e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema (IFSC).
Fonte: Assessoria de Imprensa de Urupema