Durante a visita ao hospital Nossa Senhora dos Prazeres, na noite de quinta-feira, 17, o governador Raimundo Colombo disse que irá autorizar a liberação de R$ 13,8 milhões para a instituição. A verba será aplicada na implantação da ala de cardiologia, na reforma e ampliação do setor de emergência, e na compra de equipamentos.
Após assistir a apresentação dos projetos, Colombo afirmou que determinará o encaminhamento dos trâmites burocráticos para o repasse dos recursos. "Minha resposta é sim. Trata-se de um projeto de grande envergadura, que irá melhorar consideravelmente a dinâmica da saúde na região serrana. Daremos mais conforto à população", disse o governador.
Na próxima semana, o formato do convênio será avaliado. Existem duas alternativas. O Governo do Estado pode abrir uma licitação ou dar autonomia para que a direção gerencie a obra, afinal, a instituição não é pública. "Vamos estudar a legislação, buscando o melhor caminho para que o processo ganhe agilidade", explicou Colombo.
Um dos objetivos é que as filas da emergência acabem. Para isso, o setor será modernizado e ampliado. O espaço que já existe passará por amplas reformas, e um novo prédio será construído ao lado do hospital para que a capacidade de atendimento dobre. "A consolidação do projeto representará mais qualidade para quem precisa do hospital", disse a diretora, irmã Nelsa Hackbarth.
A torre terá cinco andares, e concentrará ainda a ala de cardiologia. Hoje, os pacientes da região vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidos em uma clínica particular instalada no próprio hospital, e os procedimentos são pagos pelo Governo do Estado. A parceria iniciou em setembro do ano passado. Antes disso, quem precisava de atendimento tinha que se deslocar a Rio do Sul, no alto Vale do Itajaí.
Fonte: SDR/Lages