Os primeiros meses de mandato são para se conhecer a máquina administrativa. A recomendação é pé no freio, estruturar as prioridades, ajustar a equipe de governo e estabelecer mecanismos de controle de gastos. A recomendação é do Secretário de Estado da Fazenda, Nelson Serpa, que fechou nesta sexta-feira, o Seminário Regional Novos Gestores, promovido pela Amures em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Mais de 80 pessoas participaram do evento no Map Hotel, que teve como público alvo, os prefeitos eleitos, vices, vereadores e secretários municipais. Ao falar sobre Planejamento de Gestão Pública, o Secretário da Fazenda destacou que os recursos públicos estão cada vez mais escassos e a despesa tem de ser feita de forma eficiente.
Serpa destacou que os prefeitos terão de fazer gestão e política de forma paralela, se quiserem ter obter êxito nas prefeituras. E salientou que o sistema de controle interno das prefeituras tem de organizar os números e informações para que os prefeitos tomem decisões. "O controle tem de responder, por exemplo, quanto a prefeitura gasta em educação e quanto custa cada aluno", citou.
Da mesma forma, o Promotor Público Renee Cardoso Braga falou da importância dos municípios investir de forma eficiente os recursos públicos e disse que o Ministério Público quer ser parceiro dos prefeitos na busca por soluções localizadas ou regionalizadas. E alertou os gestores eleitos para questões como improbidade administrativa, moralidade e transparência das ações públicas.
Também palestrou no Seminário, o Secretário de Estado da Defesa Civil Geraldo Althoff, que falou como os municípios devem enfrentar os sinistros que tendem a ser cada vez mais frequentes. Para o presidente da Amures, Luiz Paulo Farias, o Seminário Novos Gestores superou as expectativas tanto em número de participantes, quanto na importância das palestras. "Desta forma damos nossa contribuição para com os futuros gestores para que prossigam em defesa da Serra Catarinense", resumiu Paulinho.