Presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), entre março de 1973 a abril de 1974, o ex-prefeito de Urubici Fulgentino Neto de Oliveira, conhecido por "Tiquinho", morreu nesta segunda-feira (15), vítima de infarto fulminante. Fulgentino tinha 79 anos e seu sepultamento será nesta terça-feira (16), em Urubici.
Pecuarista e muito querido pela comunidade urubiciense, Fulgentino chegou a ser tropeiro e foi um dos fundadores do CTG Campestre Catarinense, onde foi patrão por duas oportunidades. Pelo seu piquete de laço "Saudade da Querência" era presença em diversos torneios de CTG em Santa Catarina.
Ele comandou o município de 1973 a 1977 e era casado com Odete Terezinha de Oliveira (Dete). Tinha seis filhos: Dercílio, Gilberto, Rosângela (em memória), Nildete, Savas e Adriana e quatorze netos. Fulgentino era grande conhecedor da história da Serra Catarinense e dos costumes, além de exercer o tradicionalismo como paixão.
O presidente da Amures prefeito de Ponte Alta, Luiz Paulo Farias lamenta a morte do colega ex-prefeito e externa seus sentimentos aos familiares e amigos de Fulgentino Neto. "Em meu nome e de todos os prefeitos da Serra Catarinense quero expor nossos sentimentos pela perda de tão ilustre e reconhecida pessoa que deixou sua contribuição para que a região serrana seja um lugar melhor para se viver", declarou o presidente da Amures.