O governador Raimundo Colombo participará da apresentação do projeto arquitetônico do Órion Parque, nesta sexta-feira, 17, às 18h30min, na Associação Empresarial de Lages (Acil). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), investirá R$ 5 milhões na construção de um prédio que irá agregar vários serviços em benefício das empresas do setor de tecnologia que irão se instalar no parque. A prefeitura dará a contrapartida de R$ 1,2 milhão.
O edifício terá 4 mil m² e concentrará incubadoras, centro de pesquisa e desenvolvimento, museu tecnológico, auditórios, salas de treinamento e inclusão digital, áreas de convivência e praça de alimentação. "A tecnologia é um dos seguimentos mais promissores da economia moderna e Lages tem totais condições de tornar-se um polo referencial, por isso incentivaremos as empresas dando a elas um espaço amplo e moderno", afirma o governador. Ele ressalta ainda que o investimento beneficiará diretamente a população. "Toda ação executa pelo Estado é voltada para o cidadão e melhora da qualidade de vida e com o Órion Parque vamos gerar novos empregos."
O Órion Parque será implantando estrategicamente nas proximidades do campus do Instituto Federal (IFSC). De acordo com o presidente do Instituto Órion, Roberto Amaral, a ideia é que as empresas absorvam o conhecimento e as pesquisas provenientes das instituições de ensino. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também planeja implantar uma universidade corporativa junto ao parque, o que deve ser oficializado no evento. Além disso, as empresas NDDigital e Plongez, que já atuam em Lages, apresentarão seus respectivos projetos de expansão para o local.