Ao menos 40 servidores municipais entre administradores, auditores, membros de comissões de licitações, pregoeiros e procuradores participaram nesta terça-feira (05), do primeiro Curso de Capacitação em Pregão Eletrônico da Serra Catarinense. O evento foi ministrado pela equipe técnica da Bolsa de Licitações e Leilões (BLL), no auditório da Amures.
Leis que regem as normas para realização de licitação de Pregão Eletrônico, aspectos comparativos de pregão eletrônico; características; plataformas eletrônicas; obrigatoriedade e recomendações de uso e modelo de edital são assuntos que foram tratados na capacitação. Pela manhã, os participantes receberam orientações teóricas e a tarde atividades práticas com simulações como forma de tirar dúvidas.
Para o presidente da Amures, Amarildo Gaio, as licitações são a porta de entrada para as eventuais fraudes nas gestões públicas. "Independente da esfera de governo é por intermédio da licitação que se define os critérios para aquisição de bens e serviços. Daí a importância de termos pessoas bem treinadas e capacitadas para executar estas tarefas com a maior transparência e eficiência possível", disse Gaio.
O que ficou evidenciado no curso é que, uma licitação tipo pregão eletrônico bem feita, pode gerar economia de mais de 30% aos cofres públicos. A secretária executiva da Amures, Iraci Vieira, observou que todos os municípios enviaram servidores para o curso e até o Consórcio de Saúde delegou duas colaboradoras. "Pretendemos realizar estes cursos ao menos duas vezes por ano", revelou.
Diego Miquelam, instrutor da Bolsa de Licitações e Leilões disse que a reciclagem neste momento é estratégica, uma vez que o ano fiscal de 2013 iniciará com novos gestores. A capacitação teve oito horas de carga horária e todos os participantes foram certificados, podendo participar inclusive de licitações.