Homens, mulheres, crianças e idosos, todos imbuídos do mesmo propósito. O desafio de cumprir o percurso de 24 quilômetros da Cavalgada Diacavalo ao Pinguirito. Na décima quinta edição, o evento reuniu, sábado, mais de três mil pessoas. Até o governador Raimundo Colombo prestigiou a cavalgada, que se caracteriza pelo encontro de cavaleiros de Bom Retiro e de Alfredo Wagner. O prefeito José Antônio Melo liderou a cavalgada carregando a bandeira do Brasil.
Foram três meses de organização para definir um percurso inédito e rico por belezas naturais de campos, fazendas históricas, matas, rios e encostas de montanhas que lembram da coragem e a determinação dos pioneiros desbravadores. De Bom Retiro ao menos dois mil cavaleiros partiram do parque de Exposições sentido à granja de leite Gato do Mato. Passaram pelas localidades de Guarda Velha, Calçada, Costãozinho, Arroio do Boi e Arroio dos Coqueiros. De Alfredo Wagner os cavaleiros passaram pelas localidades de Saltinho, Catuíra, Cadeado, Avencal e Pinhal.
Os grupos se encontraram numa antiga trilha da primeira ligação de Lages a Florianópolis, aberta em 1787. E seguiram juntos até a localidade do Pinguirito, onde se confraternizaram no pátio do salão da igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Show com os grupos Balada Campeira e Redomão animaram os cavaleiros. Se integraram às apresentações, o cantor nativista Dante Ramon Ledesma e a dupla de cantores Mayk e Key. Dez potros crioulos com registro foram sorteados entre os participantes da cavalada.
Selmo Luciano Córdova Silveira, coordenador da cavalgada por Bom Retiro, disse que o percurso desse ano foi pautado por terrenos menos acidentados e íngremes, devido ao grande número de mulheres e crianças inscritas. "O propósito é integrar e não dificultar. Por isso optamos por um percurso suave e tivemos todo apoio da prefeitura de Bom Retiro para revisar e preparar o trajeto antecipadamente", explicou Selmo Silveira. A cavalgada durou cerca de cinco horas com paradas em pontos de apoio.
O prefeito de Bom Retiro, Antônio Melo destacou a cavalgada como um dos maiores eventos turísticos do município. E lembrou que grupos de cavaleiros do litoral e até do Sul do Estado prestigiaram a cavalgada. "Nossa grande satisfação é a presença do governador Raimundo Colombo no último percurso, antes da chegada ao Pinguirito", comentou o prefeito. Por fora da cavalgada, equipes de apoio com ambulâncias e paramédicos acompanharam os participantes do evento que é tido como um dos maiores do gênero em Santa Catarina.
Cavalgada mobilizou cerca de três mil pessoas
Diacavalo ao Pinguirito