Um problema antigo dos municípios em geral, a falta de vagas em creche está com os dias contados, em Otacílio Costa. Até final do ano, deve ser concluída uma creche tipo "C", com capacidade para 120 crianças. O investimento é de mais de R$ 620 mil. Uma emenda do deputado federal João Matos permitiu viabilizar a escola no bairro Novo Mundo, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O prefeito Denilson Padilha explica que a unidade de ensino terá estrutura para funcionamento em dois turnos. Mas se mantido um único turno, serão atendidas neste caso, 60 crianças em período integral. "Quanto à modalidade de funcionamento vamos discutir com a comunidade o que é melhor, porque a escola é para atender aos filhos das pessoas que precisam trabalhar fora", adiantou.
A obra está na fase de fundação, mas em ritmo acelerado de execução. Quando iniciar atividades, a creche beneficiará crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. Para creche serão matriculadas crianças de 0 até 4 anos de idade. Creche modelo I, crianças de 0 até 18 meses. Creche modelo II crianças 18 meses até 3 anos e creche modelo III, crianças de 3 anos até 4 anos. Ainda poderão se matriculadas crianças de 4 até 5 anos e 11 meses, na pré-escola.
A escola terá um terreno com 564 metros quadrados. Otacílio Costa é o único município da região que conseguiu duas creches padrão do governo federal. A outra é uma unidade tipo "B", com estrutura ainda maior, que também está em obras. O prefeito reitera que a prioridade nestes projetos é o direito das mães, de trabalhar fora de casa e garantir as famílias educação para seus filhos com qualidade. A contrapartida do município no convênio foi de R$ 16.7 mil. O pagamento à empresa que executa a construção é feito por medição, o que mantém o ritmo da construção.