You are currently viewing Adrel tem novo presidente do Rio Grande do Sul

Adrel tem novo presidente do Rio Grande do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Junior, o "Bota", deixou a presidência da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL) A escolha da nova Diretoria que coordenará a entidade até 2013 foi por unanimidade foi eleito foi novo presidente, o vice-prefeito de Pinhal da Serra Delmar Antônio Jaguszewki. Como vice-presidente ficou Antônio Coelho Lopes Júnior.
A ADREL – Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos é uma associação sem fins econômicos formada pelos municípios lindeiros do reservatório da Barra Grande: Capão Alto – SC, Campo Belo do Sul – SC, Cerro Negro – SC, Anita Garibaldi – SC, Pinhal da Serra – RS, Esmeralda – RS, Vacaria – RS e Bom Jesus – RS, pela AMUCSER – Associação dos Municípios de Cima da Serra, que reúne 12 municípios do RS, pela AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana, que reúne 18 municípios da Serra de Santa Catarina e pela Hidrelétrica Barra Grande, como associada conselheira. Desenvolve como atividades permanentes: a pesquisa, organização e divulgação de informações sobre a região; fomento e incentivo empresarial, treinamento e capacitação profissional; – estudos, planejamento e captação de recursos e investimentos – planejamento, elaboração, implantação e acompanhamento de políticas públicas.
A atuação da ADREL no último ano se concentrou em consolidar a entidade e sua operação na região e encaminhar projetos para obtenção de recursos. Outra ação efetiva da Agência foi a articulação junto ao IBAMA em Brasília para revisão e aprovação do Plano de Uso do Reservatório da Barra Grande, instrumento que delimitará legalmente as áreas do entorno e os múltiplos usos do reservatório. Por força da atuação da Agência o processo que estava arquivado desde 2005, começou a ser analisado e num trabalho conjunto com a Barra Grande será incluído novas áreas para destinação de uso antrópico (áreas para ocupação humana), com previsão das audiências públicas acontecerem no primeiro semestre de 2012.
Em dezembro de 2011, a ADREL aprovou o projeto CIRCUITO DOS LAGOS, patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do FUNTURISMO. O projeto tem como propósito identificar 08 famílias em propriedades rurais nos municípios da região, diagnosticando as potencialidades de atrativos culturais e naturais e roteiros turísticos internos para auxiliar na estruturação da região para o desenvolvimento do turismo como atividade econômica, promovendo a sensibilização e capacitação destas famílias para a recepção e acomodação de turistas. Além disso, o projeto busca visibilizar a região por meio de produção e difusão de áudio visual da região que evidencie seu Patrimônio histórico cultural e seus atrativos naturais.
Por conta dos objetivos coincidentes o projeto CIRCUITO DOS LAGOS coordenará ações do programa SC RURAL nos municípios de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro, Celso Ramos, Abdon Batista e Campos Novos. O programa selecionará um mínimo de 10 propriedades rurais em cada município, com objetivo de estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva do meio rural com vistas a geração de renda, agregação de valor e melhoria na qualidade de vida, estruturando e profissionalizando as atividades produtivas ligadas ao campo, tornando-as atrativos turísticos para que as propriedades possam receber visitantes e turistas. O projeto também se estenderá nos municípios do Rio Grande do Sul, referente ao diagnóstico e capitação das propriedades.

Os objetivos específicos do projeto Circuito dos Lagos são:

– Selecionar 08 famílias com potencial para a recepção e acomodação dos turistas;
– Definir roteiros e atrativos locais e atividades turísticas oferecidas aos visitantes;
– Capacitar as famílias e jovens para a recepção de turistas;
– Divulgar o Circuito dos Lagos como uma opção de Turismo Rural Sustentável na região.
– Induzir o fluxo de turistas na região;
– Incentivar os catarinenses a conhecer a sua cultura regional;
– Produzir documentário de 30 minutos e 04 programetes de 30 segundos cada para veiculação em TV aberta.

MOTIVAÇÕES:

• Mudança na geografia dos rios e sistemas ecológicos locais na região do planalto sul, devido as construções de barragens para usinas hidrelétricas formando lagos;
• Uma das regiões de baixo IDH de Santa Catarina;
• As recursos ecológicos e os potenciais hídricos, energéticos, agrícolas, turísticos e culturais da região são estratégicos para Santa Catarina.

IMPACTOS E BENEFÍCIOS DO PROJETO PARA A REGIÃO E SANTA CATARINA:

• Oferta de uma Rede de leitos ao longo de toda região para formação circuito receptivo aos visitantes, atualmente a região não conta com leitos para hospedagem;
• Contribuição para Efetivar um plano para a região como Pólo Turístico Temático para atração de turistas internos e de outras regiões do país e do mundo;
• Atrair e captar novos investimentos e negócios externos pelo aumento e efetivação do potencial econômico do Complexo planejado;
• Gerar empregos, agregar valo e renda para as famílias de produtores rurais
• Gerar novas oportunidades de negócios, aumentar a renda de empreendimentos existentes.
• Criação de um Ambiente que estimule a atração de turistas durante o ano, o sentimento de comunidade e seja capaz de atrair e reter talentos no local (melhoria da qualidade de vida).