Autoridades, imprensa e a população em geral participaram da solenidade de entrega da primeira capela mortuária comunitária na tarde de sexta-feira (30). A comunidade beneficiada foi a do bairro Nossa Senhora Aparecida em Correia Pinto.
A estrutura foi viabilizada com recursos financeiros de subvenção social do Governo do Estado por intermédio do deputado Elizeu Mattos. O terreno foi cedido pelo município e associação de moradores. Já o projeto técnico da obra foi uma doação do vereador de Lages, Adilson Appolinário (PSD).
Construída em blocos pré-moldados, com aproximadamente 60m² e um custo de R$ 47mil, a capela havia sido idealizada a partir de uma audiência pública do Legislativo Lageano. Em vista da necessidade de locais apropriados para a realização de velórios, o projeto de cunho social motivou também o interesse de outros municípios da Serra Catarinense.
Segundo o vereador Adilson Appolinário o projeto se tornou viável por conta de uma grande parceria formada: "Chamamos o deputado Elizeu Mattos para ser o grande parceiro desse projeto. Fizemos ainda uma parceria com a Prefeitura e as Câmaras de Lages e Correia Pinto, o que resultou na entrega desta primeira capela mortuária à comunidade."
O deputado estadual Elizeu Mattos falou que a construção das capelas comunitárias é a realização de um sonho para as comunidades mais carentes. "Queríamos trabalhar esse lado social pra atender as pessoas que mais precisam." Já o prefeito de Correia Pinto, Vânio Foster, ressaltou o trabalho de todos os envolvidos: "São vários elos para você conseguir chegar à conclusão de um determinado projeto. Este foi viável devido ao trabalho do deputado Elizeu, do vereador Adilson Appolinário, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Associação de Moradores".
Vereador de Correia Pinto, Marcos Beffart agradeceu publicamente o trabalho do parlamentar Adilson Appolinário. "Foi ele quem nos doou o projeto e por isso conseguimos hoje mais esta conquista para a população".
No momento, somente uma capela é construída em Lages
A ideia inicial era viabilizar a construção das estruturas para benefício da população mais carente dos bairros de Lages. No entanto, até o momento uma única unidade está sendo construída e será entregue no bairro Araucária. As outras comunidades não foram beneficiadas por conta da não doação de terrenos pela Prefeitura.
Adilson lembra que, no momento em que este projeto entrou em discussão, não se houve um entendimento com o Executivo do município. O vereador acredita que agora é um outro momento. "Nós torcemos para que o prefeito Renatinho possa ser sensível a esta necessidade da comunidade e firmarmos uma parceria para atender àqueles que mais precisam", finalizou.
Fonte: Câmara/Lages